×

Covid-19 | Casos de covid voltam a aumentar na Europa, alerta OMS

Segundo entidade, que emitiu alerta nesta última sexta-feira (12), foram confirmadas quase 2 milhões de infecções

sexta-feira 12 de novembro | Edição do dia

Foto: Divulgação

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou, hoje, em coletiva de imprensa, sobre o aumento dos casos de covid no continente Europeu, que na última semana registrou quase 2 milhões de infecções somente em uma semana, maior marca semanal já registrada na região, desde o início da pandemia. Cerca de 27 mil mortes foram contabilizadas na última semana.

Segundo Tedros, a pandemia vem mostrando uma retomada tanto em países com alta cobertura vacinal quanto em países que ainda não avançaram tanto na vacinação, citando que ainda é preciso o uso de recursos de proteção, mesmo após a vacinação. Cita, dentre essas medidas, testagens e distanciamento social, para manter o nível de transmissão baixo e “manter suas sociedades e economias abertas”

Tedros ainda falaria sobre a desigualdade vacinal entre países, dizendo a países ricos que parem de aplicar doses de reforço, enquanto países mais pobres, em muitos casos, ainda não aplicam nem mesmo a primeira dose em sua população. Soumya Swaminathan, cientista chefe crítica esta tendência e “apela” que os países produtores da vacina entreguem doses ao covax, programa da OMS de distribuição.

Veja também: Irracionalidade capitalista faz milhões de doses de vacina perderem a validade

Enquanto o panorama da crise sanitária volta a apresentar piora no mundo, a OMS se mostra preocupada. Entretanto, continua mantendo posição favorável aos capitalistas, e colocando como se fosse possível medidas de distanciamento social e medidas eficazes, sobretudo, em países periféricos, onde a classe trabalhadora, em sua maioria, vive situações cada vez mais precárias com a crise generalizada que se aprofundou com a pandemia, principalmente, nos países pobres. Se colocam apenas em posição de “apelar” ao empresariado dono das patentes das vacinas, que estes doem de bom grado sua fonte de exploração e enriquecimento, enquanto, na verdade, todas as patentes vacinais deveriam ser quebradas, em razão da saúde mundial. Não haverá igualdade vacinal entre países enquanto estivermos ainda sob a lógica capitalista das patentes, que lucram com a especulação da vida e da morte das pessoas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias