×

ALIANÇA OPERÁRIO-ESTUDANTIL | Carta dos metroviários de SP em agradecimento aos estudantes

Reproduzimos aqui carta assinada por dezenas de metroviários de São Paulo em agradecimento aos estudantes universitários pelo apoio e presença nos piquetes da greve realizada na última quarta-feira. Os metroviários também se solidarizam à situação de atraso do pagamento da bolsa permanência dos estudantes, fortalecendo uma potente aliança entre estudantes e trabalhadores.

sábado 22 de maio de 2021 | Edição do dia

Nós, metroviários de São Paulo, queremos agradecer a presença dos estudantes da USP e outras universidades desde a primeira hora da greve na madrugada, nos piquetes da nossa greve. Pode parecer pouco, mas nesses momentos, quando cada grevista no alvorecer do dia aguarda com expectativa a chegada dos usuários e qual vai ser a reação popular à greve, nos fortalece saber que podemos contar com apoio de outros setores. Não é pequeno também o impacto da presença de vocês com uma enorme faixa de apoio para cada trabalhador que, indo ao trabalho, muitas vezes vindo de longe, dá de cara com os portões do metrô fechados. Se conseguimos manter um dia de greve forte contra a retirada de direitos dos trabalhadores e em defesa de um transporte público e de qualidade para toda a população, foi graças ao apoio popular que tivemos, do qual vocês foram parte importante. Por isso somos verdadeiramente gratos.

Sabemos que nossa greve poderia ter conquistado mais, poderia ter dobrado a intransigência do Dória. Para isso, precisaríamos ainda de mais apoio. Esse apoio ainda pode ser construído, podemos incorporar as demandas de melhoria do transporte público e outras demandas populares para construir uma unidade que tenha força para enfrentar a aliança de Dória, da imprensa e da justiça contra as nossas mobilizações. Infelizmente, muitas vezes em nosso sindicato prevalece uma visão estreita e mesquinha, de só lutar pelas demandas econômicas da nossa categoria. Não veem que isso enfraquece a própria luta pelas demandas econômicas e salariais.

Tudo que fizermos para construir essa unidade vai fortalecer ainda mais a luta em cada lugar. O que nos motivou a escrever essa carta, além de agradecer, é que nos chegou a notícia que na universidade de São Paulo, a reitoria, subordinada ao governo do estado assim como a direção do metrô, está atrasando o pagamento de bolsas, dificultando o acesso a esse direito fundamental que é o da permanência na universidade, vital para que os estudantes da periferia e muitos cotistas possam permanecer estudando depois de ter conseguido furar o filtro do vestibular. Podem contar conosco no que pudermos ajudar a pressionar a reitoria e a direção para o pronto pagamento das bolsas.

As universidades federais estão convocando uma dia de mobilizações para o próximo dia 29, a fim de enfrentar os absurdos cortes de verba que estão sofrendo, e será um ótimo dia para unificarmos todas as nossas lutas contra esses ataques absurdos, de Bolsonaro e de Dória em São Paulo. Essas pequenas mostras de solidariedade fortalecem nossa esperança de que podemos virar a mesa e deixar para trás esses dias sombrios que estamos vivendo. Vamos todos às ruas dia 29, em defesa da educação, contra Bolsonaro, Doria e Nunes, os militares e todos os golpistas.

Assinado por dezenas de metroviários de todas as áreas, que não colocamos nossos nomes por medo de represália da empresa e governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias