×

TRANSPORTE PÚBLICO POA | Carris completa 145 anos e trabalhadores organizam festa

A maior empresa de transporte público de Porto Alegre, e atualmente a empresa de transporte coletivo mais antiga do país, completou 145 anos neste dia 18 de Junho. Alguns trabalhadores se mobilizaram e organizaram uma festa de aniversário da empresa.

segunda-feira 19 de junho de 2017 | Edição do dia

Em 18 de Junho de 1872 a Companhia Carris Portoalegrense foi fundada quando a cidade comportava menos de 50 mil habitantes e o bonde era movido por mulas. Quase 150 anos depois a empresa hoje é a maior da cidade, com centenas de funcionários e milhões de passageiros mensalmente. Ela se destaca pelo fato de ser 99,9% de posse estatal.

A festa foi organizada em meio a um duro processo de precarização pelo qual vive a Carris. Mesmo antes do governo Marchezan, a Carris vinha sendo atacada, assim como as outras empresas de transporte público da capital. Agora Marchezan vem numa escalada contra os trabalhadores, ameaçando extinguir o cargo de cobradores, promovendo censura e perseguição na empresa, tudo com o intuito de frear a organização dos rodoviários e avançar na venda da empresa para grandes empresários.

Na contramão desse projeto alguns trabalhadores organizaram esse aniversário, no sentido de valorizar aqueles que constroem a empresa todos os dias, que são os trabalhadores e também a população. Sobre isso, republicamos uma postagem feita no facebook por uma das organizadoras que dá o tom da comemoração:

Não é sobre ônibus ou sobre trânsito e horários, não é sobre a pressão ou a tensão do dia a dia, nem sobre má gestão, sucateamento ou manutenção precária, não é sobre lucro, prejuízo, negligência, incompetência, má intenção desmonte ou privatização.

É sobre gente, sobre seres humanos, sobre transportar pessoas, conduzir vidas, é sobre levar e trazer trabalhadores, cidadãos que produzem as riquezas do município. É sobre encurtar caminhos e cruzar destinos deste povo sofrido que são os verdadeiros donos desta que já foi por tanto tempo a melhor do Brasil e que ainda, com toda essa má gestão ainda é a melhor de Porto Alegre. É sobre acordar antes das 3:00 ou chegar em casa depois das 02:00, para vestir o orgulho e a emoção de carregar no peito esse emblema que tanto diz sobre a vida de cada portoalegrense. Não são apenas 145 anos de história. São 145 anos de amor. De fé, de esperança, de sonhos e perseverança, de suor e dedicação, de esforço e união.

É isso aí das fotos. Colaboradores se unindo, com recursos esparsos, vindos unicamente dos trabalhadores e fazendo essa festa linda de se ver, de encantar e emocionar.

A Carris somos nós. Trabalhadores e população.
A Carris é mais que um governo
#FamíliaCarris
#OrgulhoDeFazerParte
#NãoEstáAVenda.

Algumas das fotos:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias