×

Permanência estudantil | Capes encerra repasses a centros de pesquisa por falta de recurso

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está sem recursos para novas bolsas de pesquisa ou para prorrogar auxílios em 2022 em centros de pesquisa de ponta. São 101 institutos e que perdem financiamento em mais um sinal de precarização da educação no país.

segunda-feira 20 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Capes encerra esse ano repasses a centros de pesquisa de ponta, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INTCs), sem recursos para novas bolsas de pesquisa ou para prorrogar auxílios em 2022.

A previsão era repassar R$100 milhões aos INCTs com bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante em cinco anos, e que começaram em janeiro de 2017. Coordenadores dos INCTs, entretanto, afirmam que os repasses deveriam continuar até o fim de 2022, já que a maior parte dos pagamentos só começou no fim de 2017.

São 101 institutos pelo país que trabalham com pesquisas de desenvolvimento de vacinas até mudanças climáticas, e que terão de ser encerradas a partir de 2022. Após os atrasos das bolsas do PIBID, esse é mais um sinal do projeto do regime de precarização da educação e das universidades e que impede aos estudantes o direito de estudar.

Leia também: Por que uma juventude trotskista no Brasil de Bolsonaro, da fome e precarização?




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias