×

Peão unido! | Campanha de fotos: estudantes e trabalhadores em apoio à luta da CSN!

Estudantes e trabalhadores de todo país estão divulgando nas redes fotos em apoio à luta das trabalhadoras e trabalhadores da CSN, em campanha de fotos impulsionada pelo Esquerda Diário. Todo apoio!

quinta-feira 5 de maio de 2022 | Edição do dia

As trabalhadoras e trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) têm se enfrentado com a intransigência dessa empresa, que além de se negar a conceder reajuste salarial de 25%, PLR e outras pautas que são de direito desses trabalhadores, ainda demitiu dezenas, buscando reprimir o movimento de paralisações que estava se desencadeando em diversos setores. Essas paralisações têm se dado mesmo sem ajuda do sindicato, que é dirigido pela Força Sindical, que está do lado da patronal buscando de todas as formas frear a luta dos trabalhadores. Os trabalhadores têm buscado se articular enquanto oposição a essa direção do sindicato, formando uma comissão escolhida pelos próprios trabalhadores.

Conforme discutimos aqui, nesta semana, a justiça reconheceu que as demissões foram uma medida arbitrária da empresa e mandou reintegrar a comissão demitida. Apesar disso, ainda há mais de 120 trabalhadores que foram demitidos injustamente durante a greve. A reintegração é um importante ponto de apoio para que a luta dos trabalhadores da CSN se desenvolva melhor, já que abre um caminho para a reintegração de outros que foram demitidos injustamente, que poderão recompor as comissões.

A vitória dos trabalhadores depende de sua união, organização democrática pela base e de conseguir o apoio da população e de outras categorias. Nós do Esquerda Diário impulsionamos uma campanha de fotos por todo Brasil, buscando contribuir com a divulgação dessa luta e mostrar que os trabalhadores da CSN não estão sozinhos. Nossa classe é uma só e temos um inimigo em comum: os empresários e o a governos que arrancam o couro dos trabalhadores para garantir seus lucros. É preciso que as grandes centrais sindicais rompam com sua paralisia e criem um plano de lutas para unificar os trabalhadores em uma luta por todo Brasil, afinal, como gritam os operários da CSN, "peão unido jamais será vencido"!

A campanha de fotos contou com o apoio de estudantes de diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, além de trabalhadores de diversas categorias como metroviários, rodoviários, educadores e trabalhadores da USP, confira nas fotos e links abaixo:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias