Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[CURSO] Uma visão marxista do Brasil - aula 1: "A classe operária contra a ditadura"

[CURSO] Uma visão marxista do Brasil - aula 1: "A classe operária contra a ditadura"

Estreou no último sábado a primeira aula do novo curso "Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022" do campus virtual do Esquerda Diário. A aula 1 tem como tema a crise da ditadura, o ascenso operário de 78-80 e a formação do PT.

Estreou no último sábado a primeira aula do novo curso "Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022" do campus virtual do Esquerda Diário. O objetivo dessa primeira aula do curso, ministrada por Bianca Rosalia e Thiago Flame, é buscar entender, sob a lente do marxismo revolucionário, como se deu o ascenso operário e a crise da ditadura dos fins dos anos 70 e começo do 80 e como esse processo influenciou a formação do Partido dos Trabalhadores.

Para isso, na aula buscaremos entender melhor a dinâmica do ascenso operário dos fins dos 70. É comum encontrar na literatura sobre a formação do PT abordagens que colocam apenas de forma superficial a história das greves, como se fossem mero pretexto para a formação desse partido. Assim, essas abordagens não analisam o contexto em que estouraram as greves e nem qual foi o papel dos trabalhadores que protagonizaram esse momento. Muitos intelectuais inclusive colocam como se o período anterior tivesse sido de total passividade do proletariado, e como se, nesse momento, as greves nascessem a partir da liderança do sindicato de São Bernardo, com Lula à frente, como uma oposição sindical aos chamados "pelegos". A ideia da aula é, portanto, desmistificar esses elementos, e trazer a história de oposições sindicais como a Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (e também seus limites), do papel das comissões de fábrica e da força dos trabalhadores lutando contra as burocracias sindicais.

Para compreender como se deu esse processo, a aula é introduzida por três fatores que foram os determinantes para a eclosão das greves: 1) a dinâmica internacional da luta de classes na segunda metade do século XX, 2) a crise econômica de 73/74 e 3) a organização estudantil e operária que começa no período anterior. Depois desses fatores, em uma segunda parte, a aula analisará a dinâmica do processo de greves que se inicia em 1978 e que vai ser desviado para uma via de transição democrática e pactuada. Para isso, a aula vai se basear principalmente na elaboração l “A classe operária em luta contra a ditadura”, que faz parte das teses fundacionais do MRT no Brasil. Também se apoiará na bibliografia de autores como Ricardo Antunes, Roberto Schwartz, na tese de doutorado de Alessandro de Moura, entre outros.

Conforme já apresentamos aqui, o curso "Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022" irá oferecer uma visão marxista original da história recente do Brasil, focada no papel das massas e da luta de classes na conformação da realidade social e dos cenários políticos e econômicos, buscando contribuir com o melhor do arsenal teórico do marxismo clássico e contemporâneo.

Link para inscrição no curso. Trata-se de um curso totalmente gratuito.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Greve]   /   [PT]   /   [Ditadura militar]   /   [Teoria]

Comentários