×

PANDEMIA | Brasil ultrapassa a Índia em número de mortos e casos, o Brasil que pra Bolsonaro “vai bem”

O Brasil passou de 449 mil novos contaminados para 508 mil em uma semana, voltando assim a assumir a liderança do ranking de casos e mortes por Covid-19 num período de 7 dias. O Brasil voltou a liderar nesta semana, a mesma onde o país chegou à trágica marca de 500 mil mortos pelo coronavírus.

segunda-feira 21 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Michael Dantes/AFP

A Índia que vinha liderando a lista nos últimos dois meses, após uma explosão de casos que chegou a ter quase um milhão de novos casos em uma semana. Porém, nas últimas semanas os números oficiais foram reduzidos após longo período de confinamento. Existem dúvidas sobre os números divulgados pelo governo indiano, mas é com esses dados que a OMS faz seu mapeamento.

A OMS já alertou que a subnotificação dos casos não é um problema exclusivo dos indianos, como já trouxemos aqui no Esquerda Diário, é necessário teste massivos, mesmo com a vacinação, para um controle efetivo do aumento da contaminação.

A lista atual dos países com maior número de contaminados em uma semana é: Brasil, 508 mil novos casos; Índia, com 424 mil; Colômbia, com 192 mil; Argentina, com 140 mil. Os EUA estão apenas na décima posição, com 57 mil casos nesta mesma semana.

Mesmo com dois meses consecutivos de redução de novos casos, o Brasil vai no caminho contrário e apresenta aumento nos casos. Tedros Ghebreyesus, diretor geral da OMS, comemorou a redução de casos, essa semana foram 2,5 milhões em todo o mundo. Mas só o Brasil representa 20% dos casos.

O Brasil também voltou a liderar o ranking mundial de mortes por Covid-19. Foram 14,5 mil mortes nesta semana, enquanto isso na Índia foram 13,8 mil e 4,1 mil na Colômbia. Os EUA, que lideraram a crise por tantos meses, aparecem apenas na oitava posição, 1,5 mil mortes em uma semana.

A OMS, registrou também a sétima semana consecutiva de queda em mortes, com 64 mil vítimas em uma semana. Mas enquanto o número de casos e mortes diminui nos países imperialistas, os países da África, América Latina e parte da Ásia registram altas. Mostrando mais uma vez a clara diferença criada pelo capitalismo.

Leia também: Lutar contra Bolsonaro, Mourão e governadores para vingar nossos 500 mil mortos por covid

Nesta semana, Bolsonaro publicou um balanço positivo dos 900 dias de governo. Porém sabemos que seu governo de militares, junto com os governos estaduais são responsáveis pelas mais de 500 mil vidas perdidas, não garantiram acesso da população a leitos e oxigênio, como aconteceu em Manaus, nem ao menos testes massivos ou vacina, quando negou a compra de doses em plena pandemia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias