COVID 19

Brasil tem alta taxa de mortes por COVID há 5 meses, Bolsonaro e o regime são responsáveis

Há 168 dias a média móvel de mortes no país está acima de 300, reflexo do descaso dos governos com a vida dos trabalhadores e da defesa do lucro dos capitalistas.

segunda-feira 12 de outubro| Edição do dia

Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Brasil chegou hoje ao 168º dia seguido com a média móvel diária de morte por coronavírus acima de 300. Desde o dia 28 de abril quando a média atingiu essa marca não houveram registros abaixo desse patamar. A curva de mortes por Covid-19 no Brasil está entre as piores do mundo perdendo somente para os Estados Unidos, que registrou números parecidos com esse há mais de um mês e que ainda mantêm esses índices elevados.

A semelhança entre os dois países se dá devido à negligência de ambos os governos com a pandemia. No Brasil, o governo Bolsonaro negou a pandemia desde seu início e deixou a população brasileira a deriva, preocupado somente com a economia e com os lucros dos empresários, sem tomar as medidas necessárias para que a população, principalmente a classe trabalhadora que é a mais afetada pela crise, tivesse condições dignas e seguras para enfrentar a crise sanitária. O auxílio emergencial insuficiente e os diversos ataques promovidos contra os trabalhadores fizeram com que grande parte da população tivesse que escolher entre passar fome ou correr risco de ser contaminado pelo coronavírus.

Hoje, mesmo com uma média móvel ainda alta, o governo e todos os responsáveis pela administração desse regime, como o congresso, o STF e os governadores continuam sem oferecer nenhuma saída à classe trabalhadora e, têm o discurso cada vez mais alinhado para salvar o lucro dos grandes empresários. Assim colocam em prática a reabertura do comércio e das escolas sem qualquer planejamento e sem testes massivos, nunca implementados em nenhuma região do país, mostrando o descaso com as vidas e com a pandemia.

Por isso, é necessário que o combate à pandemia e à crise econômica venha da classe trabalhadora organizada, sem nenhum tipo de aliança com a burguesia e com partidos burgueses. Os trabalhadores precisam de uma saída racional para salvar vidas e isso passa por se enfrentar com os interesses burgueses para que sejam os capitalistas que paguem por essa crise.




Comentários

Comentar