Sociedade

DESEMPREGO

Brasil bate recorde com quase 3,5 milhões de pessoas desempregadas há mais de dois anos

São 3,487 milhões de brasileiros nessa situação, recorde histórico do IBGE.

sexta-feira 4 de junho| Edição do dia

Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press

Segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, do primeiro trimestre de 2021, o Brasil registrou 3,487 milhões de pessoas sem emprego há mais de dois anos.

Esse é o patamar mais alto da série histórica iniciada em 2012, o chamado "desemprego de longa duração" já havia batido recorde sob a gestão do governo Bolsonaro em 2019, que naquele momento já registrava 3,347 milhões de brasileiros sem emprego há pelo menos dois anos.

Atualmente, 14,805 milhões de desempregados, quase um quarto (23,6), estão nessa situação há pelo 2 anos. Em 2020, esse número era de 3,075 milhões de pessoas em busca de emprego há pelo menos dois anos, ou seja, houve um acréscimo de 412 mil pessoas, uma alta de 13,4%

Esse é o cenário colocado por Bolsonaro e seu governo de militares, junto com Congresso e STF, utilizando da pandemia pra passar mais mais ataques a classe trabalhadora, que tem que se enfrentar com o vírus, o desemprego e a fome.

Pode te interessar: Em meio a pandemia, desemprego bate recorde de 46,3% entre os mais jovens




Tópicos relacionados

Fora Bolsonaro, Mourão e os golpistas   /    IBGE   /    MORTES COVID-19   /    COVID-19   /    Governo Bolsonaro   /    Fome   /    Desemprego   /    Sociedade

Comentários

Comentar