×

Inflação | Bolsonaro usa do aumento dos combustíveis como retórica para privatização da Petrobras

o presidente Bolsonaro afirmou que haverá novo aumento nos combustíveis em 20 dias. E sua suposta solução para isso é aplicar outro ataque, que é a privatização que irá gerar mais encarecimento dos preços para atender a sede de lucro dos capitalistas.

segunda-feira 1º de novembro | Edição do dia

Durante viagem à Itália, o presidente Bolsonaro declarou nesta segunda (01), que a semana será de “jogo pesado” com a Petrobras. O presidente informou de forma extraoficial, que a estatal fará um novo reajuste nos preços dos combustíveis dentro de 20 dias. Ao mesmo tempo afirmou que “isso não pode acontecer” sobre esse novo aumento. As declarações foram feitas para uma repórter que o entrevistava e colocou que sua prioridade seria combater a disparada do valor dos combustíveis. Mas a resposta demagógica de Bolsonaro para combater o aumento dos combustíveis é entregar a estatal para as mãos dos empresários por completo.

O presidente disse que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para estudar a privatização da Petrobras. Também colocou a culpa do ICMS cobrado pelos os governadores pelas altas nos preços. Bolsonaro só não fala no valor do lucro que é gerado e que vai para acionistas do setor privado, que é o que mais pesa nos valores cobrados dos combustíveis.

Na última semana, a Petrobras informou lucro de R$ 31,14 bilhões no terceiro trimestre do ano. Na entrevista, Bolsonaro disse que não se importa com o lucro que a estatal gera, mesmo que 50% dela vá para a União, e quer que isso seja revertido na diminuição do preço do diesel. É pura demagogia dele contrapor o lucro da estatal ao aumento dos combustíveis, pois sua saída seria entregar a estatal totalmente para as mãos dos empresários onde ficaram com 100% do lucro, e é justamente a sede de lucro dos empresários que gera esse aumento nos preços.

Os acionistas mais do que nunca, lucram em cima de uma empresa pública que deveria ser 100% estatal, batendo recordes de ganhos mediante a atual situação catastrófica da economia no país com a alta da inflação, que muito se deve a explosão dos preços dos combustíveis, estes que tem preço atrelado ao dólar e sofrem impacto direto com alta da moeda norte-americana e com as especulações do mercado financeiro.

Veja mais sobre: Graças a Bolsonaro e generais povo brasileiro está sendo roubado para enriquecer acionistas




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias