×

AUTORITARISMO | Bolsonarista armado rouba faixa contra Bolsonaro de carreata do 1º de maio em Campinas

Um policial federal à paisana arrancou armado a faixa pendurada por manifestantes da CUT que faziam carreata do dia do trabalhador em Campinas. Um completo absurdo, que é fortalecido pela LSN, que está promovendo uma verdadeira caça autoritária aos que estão protestando contra Bolsonaro e sua gestão trágica da pandemia.

domingo 2 de maio de 2021 | Edição do dia

imagem de Luciano Claudino

A faixa foi roubada pelo policial a paisana continha os dizeres: “Não ao genocidio” e “Fora Bolsonaro”, e foi retirada do viaduto da Avenida Aquidabã, próximo ao centro de Campinas, o policial federal arrancou a faixa, levou-a até o carro e não saiu do local. Questionado por manifestantes da CUT e outras centrais sindicais que faziam uma carreata do Primeiro de Maio no local, o policial sacou uma arma em ameaça.

O caso gerou confusão e o policial foi levado à delegacia, só depois de um boletim de ocorrência registrado a faixa foi devolvida. Segundo reportagem da EPTV a defesa do policial alegou:

"Sendo identificado potencial cometimento de crime, houve o recolhimento da faixa por parte do Policial Federal para posterior apresentação à autoridade policial competente para deliberação, salienta-se que não havia ninguém próximo a faixa em questão".

Provavelmente o “potencial cometimento de crime” a que se refere a defesa diz respeito a LSN, Lei de segurança nacional, advinda da ditadura militar e utilizada nos governos subsequentes, inclusive nos do PT, e que no governo Bolsonaro vem promovendo uma ofensiva autoritária contra manifestações que repudiam Bolsonaro e usam a palavra “genocida”. Um dos exemplos é a prisão do militante do PT, Rodrigo Pilha, por estender uma faixa contra Bolsonaro.

Há mais de um mês Pilha foi preso e foi espancado e torturado ao chegar no Centro de Detenção Provisória II em Brasília, onde continua preso. É repudiável que Bolsonaro e todo o regime golpista utilizem a LSN para perseguir aqueles que lutam, é urgente a revogação da Lei de Segurança Nacional e a liberdade imediata de Pilha e punição aos torturadores.

Nós do Esquerda Diário repudiamos o ataque policial e bolsonarista que sofreu hoje os manifestantes do primeiro de maio em Campinas, só a luta dos trabalhadores é capaz de varrer da história o autoritarismo policial e da ditadura militar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias