×

BRICS | BRICS elevam "livre comércio" contra o protecionismo dos Estados Unidos

Em meio às medidas de guerra comercial que Donald Trump vem impondo contra China e outros países, os BRICS pregam pelo comércio multilateral.

sexta-feira 27 de julho de 2018 | Edição do dia

O bloco de potências emergentes, os BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul) que se reunem em Joanesburgo, na África do Sul, se comprometeu, nesta quinta, a reforçar o livre comércio multilateral, marcando uma clara diferença com a orientação protecionista e unilateral que propõe os EUA sob administração de Trump.

"Faremos todos os esforços para fortalecer o sistema de comério multilateral", afirmaram os líderes dos BRICS na "Declaração de Joanesburgo", comunicado final da décima reunião do bloco.

No documento, os presidentes do Brasil, Michel Temer; Rússia, Vladímir Putin; China, XI Jinging; África do Sul Cyril Ramaphosa; e o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, concordaram em sublinhar que o comércio mundial afronta "desafios sem precedentes".

O bloco, que representa 40% da população mundial e 23% do produto interno bruto do planeta, defendeu uma economia global "aberta" regida pelas normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e também valorizou o "papel central da ONU" em assuntos mundiais.

Embora no comunicado dos governantes das potências emergentes não mencionaram nenhuma vez os EUA, a deriva unilateral e protecionista de Donald Trump, que nos últimos meses declarou diretamente guerras comerciais contra a União Europeia (UE) e contra a China, tem sido claramente o alvo das queixas dos líderes da cúpula.

Apesar disso, as diferenças se expressaram no interior do grupo nos próprios discursos. O mais duro com Washington foi o presidente da China, que pediu ao bloco "rejeitar categoricamente o protecionismo" e abraçar o "multilateralismo" para que as disputas se resolvam "mediante o diálogo".

Há que ter em mente que no dia 20, o inquilino da Casa Branca assegurou estar "disposto" a impor tarifas às importações que venham da China no valor de 5 bilhões de dólares, o que seria a terceira bateria de ônus ao gigante asiático em 2018.

Muito mais brando foi Putin, que se pronunciou sobre o unilateralismo do presidente norte-americano, com quem se reuniu este mês na cúpula de Helsinki, e onde ambos se mostraram favoráveis a desenvolver boas relações entre Rússia e EUA. Postura que, inclusive, rendeu muitas críticas a Trump de distintos setores políticos, incluindo o próprio partido republicano.

O governante Russo, que se ausentou da primeira jornada de reunião dos BRICS, na quarta e chegou na quinta em Joanesburgo, se limitou a valorizar a "colaboração estratégica" entre os países do bloco para "resolver problemas" no mundo.

De sua parte, o presidente golpista do Brasil, Michel Temer, defendeu "eliminar barreiras ao invés de levanta-las" para conseguir um progresso compartilhado e que as economias sejam abertas. Esta política, impulsionada por quem chegou ao poder mediante a um golpe institucional, tem militarizado cidades como o RJ e vem aprofundando o ajusteque o governo Dilma vinha aplicando, é uma claro lembrete de que "livre comércio" ou "protecionismo", "multilateralismo" ou "unilateralismo", não são opções entre as quais os trabalhadores e os povos oprimidos devem escolher.

Nenhuma dessas falsas alternativas defende os interesses populares, pelo contrário, ambas coincidem em aplicar os ajustes e reformas para garantir e fortalecer os negócios de seus próprios monopólios e os grandes capitalistas.

Na cúpula, o golpista Temer marcou seu ponto ao firmar um acordo com os líderes do bloco para criar um escritório americano para o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), localizado em São Paulo, no Brasil.

O NBD, que tem sede central em Shanghái (China), é uma entidade de fomento criada pelos BRICS em 2014 para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável tanto nos países sócios como em outras economias emergentes.

Outro mandatário latinoamericano, o presidente Mauricio Macri, vai participar nessa sexta na ultima jornada da cúpula em qualidade de presidente do G20 (grupo de economias desenvolvidas e emergentes).

Macri, que vem impondo um duro ajuste econômico e um endividamento monumental para financiar fuga de capitais e outros negócios, também exibe o "livre comércio" como a tanga da sua política de entrega ao capital internacional. Chegou em Johannesburgo na quinta e fez reuniões bilaterais com Xi e Putin, para tratar de levar investimentos das duas potencias para a Argentina.

Em ambos os casos se mostraram muito interessados em fortalecer o comércio mútuo, sobretudo em setores onde as grandes empresas chinesas e russas poderiam tomar importantes benefícios, como a mineração (entre elas de urânio), transporte, agronegócios e negócios financeiros, entre outros.

Macri ira intervir no foro "BRICS Plus", uma iniciativa feita para aumentar a cooperação entre países emergentes, junto aos presidentes da Turquia, Tayyip Recip Erdogan; y da Jamaica, Andrew Holness.

A cúpula da Africa do Sul, que organiza a reunião como presidenta do bloco e se faz como a representante do continente africano, terminará também com uma sessão de trabalho aos que buscaram lideres africanos para estreitar os laços do continente com os BRICS.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias