×

ELEIÇÕES 2018 | Autoritário TRE-RS proíbe ato "Contra o fascismo, pela democracia" na Federal do Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o TRE decidiu na última terça-feira (23) que o evento público denominado "Contra o Fascismo. Pela democracia", programado para ocorrer hoje, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), não poderia ser realizado na instituição.

sexta-feira 26 de outubro de 2018 | Edição do dia

O autoritário juiz do TRE destaca que, pelo contexto, é nítido que o ato "se trata de evento político-eleitoral, seja a favor do candidato Fernando Haddad, seja contra o candidato Jair Bolsonaro". A decisão, assinada pelo juiz auxiliar Rômulo Pizzolatti, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), responde a pedido do deputado federal Jerônimo Goergen (PP) e do deputado federal eleito Marcel van Hattem (Novo).

Essa tropa de juízes do TRE, que respondem ao autoritarismo judicial das altas cortes do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, busca favorecer o candidato preferido do golpismo: Bolsonaro. É grotesca a onda de intervenções em salas de aula, nas assembleias estudantis e operárias, para barrar debates, fichar alunos, funcionários e professores, com o objetivo de "impedir atos políticos na universidade". É escandaloso.

O judiciário vem marcando essas eleições com diversas medidas de manipulação autoritária, que vão desde a prisão arbitrária e sem provas de Lula, sua proibição de dar entrevistas, a liberação ilegal da delação de Palocci ou o cancelamento de quase 3,5 milhões de votos de eleitores. Agora, avançam mais uma vez nas suas medidas autoritárias e de censura à livre expressão, com medidas de proibição de eventos públicos em universidades, proibição de bandeiras e apreensão de panfletos.

Não podemos aceitar que nossas liberdades democráticas sejam restringidas e caladas pelas botas da polícia, sob as ordens de juízes privilegiados que recebem salários de dezenas de milhares de reais, e que ninguém sequer elege.

Frente à escalada repressiva e da censura do judiciário às universidades, entidades estudantis e sindicais, é preciso nos organizarmos politicamente. O Esquerda Diário e o MRT (Movimento Revolucionário de Trabalhadores) vêm levantando a necessidade de construir comitês de base em todo o país para enfrentar Bolsonaro e a extrema-direita, e parte fundamental de suas tarefas é combater o autoritarismo judicial e não permitir que nossa voz seja calada por essa “ditadura da toga” que vem se expressando em medidas como as que denunciamos aqui.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias