×

METRO SP | Ato de metroviários é realizado na Estação Sé

sexta-feira 11 de março de 2016 | 00:00

Créditos da Foto - Paulo Iannone/Sindicato

Nesta última quarta-feira (09), às 17h, trabalhadores metroviários realizaram um ato na Estação Sé contra a degradação das condições de trabalho e do transporte. O ato foi chamado pelos trabalhadores da Estação e pelo Sindicato dos Metroviários, e também contou com a presença de cipistas eleitos da Linha 3 - Vermelha.

Na manifestação, diversos metroviários se manifestaram denunciando a degradação do quadro de funcionários, o aumento das filas na bilheteria e a maior precarização do transporte, que está se aprofundando a cada dia com o plano de contingência implementado pela Companhia sobre a justificativa da crise econômica, e que é apenas mais um passo no plano do governo de Alckmin de privatizar o Metrô, como já está em andamento com a Linha 5 - Lilás.

"Nós sabemos que hoje, se não tem mais fila nas bilheterias, não é por falta de troco, mas sim porque depois que apareceu na mídia colocaram um monte de funcionários na bilheteria, em detrimento de metroviário para atender pessoa com deficiência visual, deficiência física, ou mesmo a população que sai passando mal dos trens", diz Daphnae Helena, metroviária da Estação Sé. "Há tempos estamos alertando a empresa sobre as condições de trabalho que levam a deterioração do serviço e, consequentemente, deixa mais exposta toda população que depende desse serviço", esclarece.

"Eu estou apoiando os funcionários do Metrô, porque hoje são eles, mas amanhã serão eles que estarão apoiando nós"

A manifestação contou também com a participação da população que passava pela estação e que pegaram o microfone para falar, como Maria, dona de casa e aposentada que disse "Isso é tudo uma fachada! Eu tenho que trabalhar para complementar minha aposentadoria, saio com sacola pesada e não tenho direito de pegar o vagão com privacidade para idoso e deficiente". "Os governos fazem o que querem, estão tirando até o pão da nossa mesa. A escravidão ainda não acabou, enquanto uns trabalham outros se sustentam com o nosso suor!" continua. "Eu estou apoiando os funcionários do Metrô, porque hoje são eles, mas amanhã serão eles que estarão apoiando nós".

Créditos da Foto - Paulo Iannone/Sindicato

Atos nas estações do Metrô

Na semana passada, um ato foi realizado na Estação Belém e a ideia é que nas próximas semanas atos do mesmo tipo sejam realizados em outras estações.

"Essa decisão de degradar é consciente, porque querem privatizar o Metrô. Por isso, esses atos são fundamentais para que população e trabalhadores metroviários se unam e para lutarmos juntos contra a privatização e por um transporte público, estatal, de qualidade para toda a população e sob controle dos trabalhadores e usuários", diz Daphnae Helena, metroviária da Estação Sé e cipista da Linha 3 - Vermelha.

Escândalos do Metrô na mídia

Se em Belém a manifestação foi realizada no calor das denúncias de que o governo Alckmin deixou de repassar R$ 66 milhões do dinheiro das passagens gratuitas (deficientes, desempregados, idosos, entre outros) ao Metrô de São Paulo, essa semana a mídia foi ganha com as matérias falando sobre o desmonte de trens que deixam de rodar nas linhas para utilização de peças em outras composições com falha.

Confira o vídeo no ato de Daphnae Helena, metroviária da Estação Sé e cipista da Linha 3-Vermelha.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias