×

ATO CONTRA BOLSONARO | Ato da Frente de Esquerda argentina repudia visita de Bolsonaro e apoia luta contra reforma da previdência

sexta-feira 7 de junho de 2019 | Edição do dia

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT na sigla em espanhol) encabeçada pelo PTS – Partido dos Trabalhadores Socialistas (organização irmã do MRT na Argentina), e integrada pelo Partido Obrero e pela Izquierda Socialista, organizou um grande ato contra a visita de Jair Bolsonaro ao país vizinho nesta quinta-feira.

O ato contou com uma importante coluna dos partidos integrantes da Frente de Esquerda para repudiar a visita de Bolsonaro, que está alinhado não apenas com a política econômica de ajustes que também é uma característica marcante do governo Macri na Argentina, mas também com sua política de subordinação ao imperialismo americano e ao governo Trump.

Como ressaltou Myriam Bregman, legisladora dirigente do PTS e do grupo de mulheres Pão e Rosas, Bolsonaro é parte do avanço imperialista na América Latina ao lado de Macri que também apoiou a ingerência do governo Trump na Venezuela.
Também na Argentina assim como no Brasil as mulheres disseram não ao Bolsonaro machista, misógino e homofóbico.

"Viemos com uma importante coluna das organizações de esquerda para repudiar a visita de Bolsonaro. É um candidato machista, misógino e homofóbico, e é parte do avanço do imperialismo de Trump e dos EUA na América Latina", disse Myriam.

Myriam Bregman, legisladora de Buenos Aires e dirigente do PTS-FIT

Myriam Bregman, comentou também sobre a força dessas mulheres e sua luta internacional e que o ato protagonizado pelas trabalhadoras e trabalhadores argentinos tem como intenção apoiar os massivos protestos contra os cortes à educação e contra a reforma da previdência protagonizados pelos estudantes e professores brasileiros que segundo Myriam são um exemplo de que Bolsonaro não é imbatível e que é possível vencer.

"Seus governos estão alinhados não apenas no econômico, todos conhecemos as políticas de ajuste que querem levar adiante e também o que opinam da política externa com os Estados Unidos, creio que isso começa a ser fortemente rechaçado no Brasil. Acompanhamos os estudantes e professores brasileiros que vem fazendo mobilizações muito massivas e que são um exemplo de como se enfrenta um político como este", disse.

Esta importante demonstração de internacionalismo operário por parte da Frente de Esquerda argentina é um exemplo das tarefas comuns que irmanam os trabalhadores de ambos os lados da fronteira. Se os trabalhadores brasileiros, junto à juventude, derrotam Bolsonaro, Maia e o STF derrubando a reforma da previdência, seria um enorme trunfo para os trabalhadores argentinos que enfrentam os ajustes do FMI, Macri e dos governadores (diante dos quais o kirchnerismo, aliado da Igreja, das burocracias sindicais e dos governadores do PJ não representa nenhuma alternativa, já que promete seguir subordinando-se ao FMI).

A Frente de Esquerda argentina, a única força política anticapitalista, operária e socialista no país, já havia se pronunciado contra o golpe institucional no Brasil, e contra os ajustes que o governo de extrema direita de Bolsonaro busca aplicar no Brasil. É a única força política nacional que propõe a ruptura com o FMI e o não pagamento da dívida pública, com um programa para que os capitalistas paguem pela crise. Se triunfam na Argentina, da mesma maneira, fortalecem enormemente nossa luta no Brasil.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias