×

PEDAGOGIA USP | As lutas pela educação e combate a opressão na calourada da Pedagogia -USP

Nessa segunda-feira (15) começou na Universidade de São Paulo a Semana de Recepção aos Calouros.

quarta-feira 17 de fevereiro de 2016 | 01:07

Nessa segunda-feira (15) começou na Universidade de São Paulo a Semana de Recepção aos Calouros (Calourada), uma semana na qual as faculdades, entidades estudantis e coletivos realizam atividades para apresentar a USP aos novos ingressantes.

Se no ano de 2015 houve mobilização contra o desmanche da prefeitura do campus e por contratação de funcionários para os bandejões, o ano de 2016 também promete ser de muita luta contra o desmonte da universidade. O CAPPF (Centro Acadêmico de Pedagogia) buscou transmitir isso aos calouros desde o primeiro dia da matrícula, na semana passada, ao apresentar a situação das terceirizadas da Higilimp, empresa que presta serviço à USP e que sumiu deixando as trabalhadoras sem salários desde o mês de novembro de 2015. Nessa semana, as atividades seguiram, sempre buscando ressaltar a atual conjuntura de ataques à universidade e à educação em geral.

Além disso Mariana Vilas Boas declarou que "uma recepção sem trote e opressão também faz parte da nossa forma de apresentar a Universidade aos recém chegados. Não reproduziremos com nossos colegas formas opressivas como a REItoria faz quando não se responsabiliza pelos salárias das trabalhadoras e é cúmplice da terceirização. Nossa luta contra toda forma de opressão é diária na forma de tratamento das pessoas e no combate estrutural às formas institucionais da opressão.

Apresentação da Faculdade de Educação, com a presença de professores, do Centro Acadêmico Professor Paulo Freire e da Associação Atlética Acadêmica XV de Outubro.

Roda de conversa sobre a situação da educação.

Debate com secundaristas e professores da rede estadual sobre as lutas pela educação em 2015 - greve de 92 dias e ocupações.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias