×

Mineração | Área de mineração e garimpo crescem e ameaçam áreas protegidas e terras indígenas

A área de mineração e garimpo cresceram exponencialmente no período de 1985 a 2020. A área de mineração cresceu 564% e a área de garimpo já supera a área minerada. Além da intensificação do desmatamento para liberar áreas, as atividades ainda se dão em áreas protegidas, ameaçando a atacando unidades de conservação e terras indígenas em nome do lucro.

segunda-feira 30 de agosto | Edição do dia

Imagem: Pará PF/Divulgação

Segundo os dados coletados pela organização MapBiomas, a área de garimpo em 1985 era de 31 mil hectares, crescendo para 206 mil hectares até 2020, um aumento de quase seis vezes. Os estados com maiores áreas mineradas são o Pará, Minas Gerais e Mato Grosso.

O crescimento da mineração industrial se deu de forma constante nesse período, mas a expansão da área de garimpo deu um salto a partir de 2010, quadruplicando a taxa de crescimento. Hoje a área de garimpo excede a área de mineração e 93% de sua área se encontra na Amazônia.

- Ed Comenta: Acampamento indígena contra o Marco Temporal

O crescimento das atividades são as custas de desmatamento intenso: o desmatamento apenas para a mineração na Amazônia entre janeiro e agosto de 2020 já supera a área desmatada durante todo o ano de 2020. Além disso, são atividades instaladas em áreas protegidas, ameaçando unidades de conservação e desrespeitando as demarcações das terras indígenas: apenas entre 2010 e 2020, a área minerada em terras indígenas cresceu 495%.

A política de Bolsonaro e Mourão de incentivar o garimpo ilegal e autorizar a mineração ilegal dentro de território indígena escancara a necessidade da luta que os povos originários vem traçando na última semana em Brasília, contra o marco temporal e contra a PL 490, e que mostra o caminho para a luta contra a extrema direita que está disposta a destruir o planeta em nome do lucro.

Leia também: A luta dos indígenas mostra o caminho para enfrentar a extrema direita e os ataques




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias