×

CORRUPÇÃO EDUARDO CUNHA | “Aqui se atrasa, mas não falha” diz Eduardo Cunha sobre corrupção

Relatório da polícia federal, com base em gravações de conversas do ex-deputado Eduardo Cunha com outros políticos, revela acordos de propina com representantes das empreiteiras no Rio de Janeiro.

segunda-feira 7 de agosto de 2017 | Edição do dia

Os esquemas de corrupção que Cunha estava envolvido são das mais variadas frentes, além de propinas com as empreiteiras, há casos também envolvendo nomeações de cargos e até mesmo vagas em hospitais do Rio de Janeiro, evidenciando toda a podridão de Cunha e de diversos políticos que não medem esforços para manter seus privilégios.

Em uma das gravações reveladas pelo relatório, o presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) diz à Cunha “Chegou! Valeu. Agradeça lá” se referindo à propina da Carioca Engenharia, mesma empresa que também teria pago propina ao secretário de obras de Eduardo Paes no Rio de Janeiro para construção de obras públicas, e Cunha teria respondido “Aqui se atrasa, mas não falha”, mostrando a que objetivos estava empenhado.

Além disso, o relatório conclui que o ex-deputado exercia pressão para controlar e indicar nomes para cargos estratégicos em seus esquemas de corrupção, como mostra suas conversas com o senador Romero Jucá do PMDB, em que Cunha teria indicado nome para a Diretoria Internacional da Petrobras, um esquema que tem relação com a compra de direito de exploração de campos de petróleo, em Benin, na África.

Cunha foi condenado à 15 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro, pelas investigações nestes casos de propina e segue sendo investigado em outros casos. O ex-deputado foi uma peça importante para o golpe e todo o aprofundamento dos ataques aos direitos dos trabalhadores e da população que estão pagando a conta da crise econômica, para que os capitalistas continuem mantendo seus lucros exorbitantes.

Manter os lucros dos capitalistas e jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores é também o objetivo da operação lava-jato, com sua farsa de punição aos corruptos, quer abrir mais espaço ao Imperialismo e fazer as empresas estrangeiras se consolidarem ainda mais para multiplicar seus lucros, isso em detrimento das nossas vidas e do nosso futuro como podemos ver com a Reforma Trabalhista e da Previdência. Por isso, também não podemos ter nenhuma confiança nesse judiciário corrupto e privilegiado, só uma mobilização independente dos trabalhadores e da juventude, em cada local de trabalho e estudo, pode dar uma saída para a crise e toda podridão da corrupção, que é estrutural ao sistema capitalista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias