×

VACINAS CONTRA A COVID-19 | Após reter 60 milhões de doses, Biden anuncia apoio a suspensão de patentes de vacinas

Sofrendo pressões internas, o presidente dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (05/05) que irá apoiar a quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). O país ainda possui um estoque de dezenas de milhões de doses de vacinas da AstraZeneca que não podem ser utilizadas, e apenas poucos dias atrás permitiu que fossem exportadas.

quarta-feira 5 de maio | Edição do dia

(Foto: AFP)

A medida foi anunciada por Katherine Tai, assessora do presidente. Ela afirmou, no entanto, que as negociações em relação a medida ainda seriam demoradas. Os Estados Unidos vinham sendo um dos principais opositores a quebra das patentes na OMC.

Leia também: As contradições na geopolítica da vacina norte-americana

Os Estados Unidos vinham estocando dezenas de milhões de doses de vacinas da AstraZeneca, que não podiam ser utilizadas pois ainda não foram aprovadas pela agência reguladora americana, e se recusavam a compartilhar com outros países. No final de abril, foi anunciado que até 60 milhões dessas doses poderiam ser exportadas. Essa medida só veio, no entanto, após o país já ter a vacinação bastante avançada.

Leia também: Breves apontamentos sobre a geopolítica da vacina




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias