×

MÁFIA DA MERENDA CORINTHIANS | Após protestos contra máfia da merenda, governo de SP decreta guerra as torcidas organizadas

Rodrigo Tufãodiretor do sindicato das Metroviárias e Metroviários de SP e do Movimento Nossa Classe

sábado 16 de abril de 2016 | Edição do dia

O protesto, que já estava marcado a algum tempo, levava dentre as reivindicações a volta de duas torcidas organizadas em clássicos, transparência nas contas do estádio e a prisão dos ladrões de merenda do governo de SP.

Curiosamente, nesse mesmo dia, a secretaria de segurança pública de SP fez uma operação nas sedes das organizadas, no Pavilhão Nove, Gaviões da Fiel e também da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras.

A sede da gaviões nesta sexta-feira chegou a ser lacrada com um muro que a Prefeitura de São Paulo subiu em frente à sede, sob o pretexto de "não ter alvará dos bombeiros", mas o mesmo foi retirado a noite.

Esta claro o movimento de perseguição política que o governo de São Paulo, junto às sombras da Rede Globo, está realizando para abafar protestos políticos que vem tomando as arquibancadas em jogos do Corinthians e repercutindo em outros jogos, como do São Paulo Futebol Clube, por exemplo.

As torcidas, então, fazem a pergunta que não quer calar: "Quem vai prender o ladrão de merenda?"

Em diversos jogos do Corinthians a Rede Globo, apesar do esforço, não consegue deixar de mostrar as faixas nas arquibancadas que diziam: "Rede Globo o Corinthians não é seu quintal" e também "CBF vergonha do futebol".

Durante alguns jogos, a polícia militar de SP reprimiu duramente a torcida por causa das faixas. Muita bomba e bala de borracha nas saídas do estádio, afinal, a polícia parece não servir para fazer a "segurança dos jogos", mas sim para fazer a segurança dos interesses da Rede Globo e do governo corrupto de SP.

Agora o pretexto usado para intervir nas torcidas é as brigas que tiveram no último clássico entre Corinthians e Palmeiras. De forma cínica o secretário de segurança diz que quer "combater a violência nos estádio". Para fazer isso proíbem a entrada de qualquer faixa dentro dos jogos, afinal de contas são as faixas de protesto que provocam a "violência entre torcidas".

Como viemos denunciando o objetivo nem de longe é combater a violência, mesmo porque se o secretário de segurança tivesse o interesse de combater a violência ele combateria em primeiro lugar sua própria polícia, uma das mais violentas e corruptas do mundo.

Mas claro que isso passa longe dos interesses desses burocratas que comandam máfias armadas institucionalizadas, pois está mais que provado que extinção de torcidas organizadas não combate a violência.

A única saída para as torcidas é se juntarem para construir uma mobilização massiva contra os desmandos da secretaria de segurança de SP e o governo do estado. Combater a violência injustificável entre torcedores rivais só pode ser feita com uma unidade das organizadas nas ruas, junto com os trabalhadores de fora e dentro das torcidas.

"Paz entre nós, guerra aos senhores" esse deve ser o lema das torcidas para combater a violência no futebol, denunciando os ladrões de merenda e os que, nas sombras, controlam a polícia para seus interesses privados: governo de São Paulo e Rede Globo, juntos contra as organizações do povo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias