×

Covid-19 | Após passar de 600 mil mortes, taxa de vacinação completa no Brasil supera a taxa dos EUA

terça-feira 16 de novembro | Edição do dia

Segundo dados da plataforma Our World in Data, o Brasil já ultrapassou os EUA na taxa de vacinação completa contra a covid-19. Enquanto o país aparece com 59,57% da população com o esquema vacinal completo, os EUA estão com 57,62%. O país norte americano, junto com os demais países desenvolvidos tiveram uma taxa de vacinação mais acelerada do que em países subdesenvolvidos e dependentes economicamente como o Brasil, devido às patentes de pesquisa das vacinas e a centralização das potências.. Quando a comparação é feita apenas com a aplicação da primeira dose, o Brasil (75,85%) fica na frente também da Alemanha (69,49%) e Reino Unido (74,16%).

O atraso e a falta de vacinas, que hoje está avançando e diminuindo drasticamente os números de casos e mortes, foi responsável para que o Brasil e demais países pobres sofressem brutalmente com as mortes e os colapsos do sistema público de saúde. Novas variantes do vírus foram avançando ao longo deste ano devido à falta de vacinas. No início de 2021 o Brasil chegou a registrar milhares de mortes em apenas um único dia.

Veja: Casos de covid voltam a aumentar na Europa, alerta OMS

A responsabilidade de toda a devastação causada pela pandemia é do estado, do governo negacionista de Bolsonaro que negligenciou o máximo que conseguiu para não garantir as vacinas para os países. Assim como os estados imperialistas como o EUA de Joe Biden, que monopolizaram as vacinas enquanto os países pobres sucumbiam o vírus, é importante lembrar que ainda muitos países pobres seguem sem um plano efetivo de vacinação e que segue em clima de alerta para surgimento de novas variantes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias