×

SOS AMAPÁ | Após apagão no Amapá, parlamentares hipocritamente se dizem contra privatização da Eletrobrás

O apagão que atingiu o Amapá está deixando a população numa situação de calamidade e gerou uma reação no Congresso Nacional diante do projeto de privatização da Eletrobrás e de outras empresas do setor elétrico. O Planalto discutia uma estratégia para encaminhar a votação pelo Senado. Mas, com essa situação caótica promovida por uma empresa privada questiona o projeto privatista de Bolsonaro e Guedes e faz com que os parlamentares se preocupem com seus posicionamentos diante da população indignada e cobrem uma fiscalização maior das empresas de geração e distribuição de energia para evitar novos desastres, como se não fossem eles mesmos os mais entusiastas dos planos de privatizações.

quinta-feira 12 de novembro de 2020 | Edição do dia

A subestação danificada é operada pela concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia. Essa concessão pertencia à espanhola Isolux, que entrou em recuperação judicial, e hoje se chama Gemini Energy. A Gemini Energy detém 85,04% de participação na linha, e 14,96% são da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Em crítica às privatizações, parlamentares usaram o episódio para dizer que a entrada da iniciativa privada no setor não resolve problemas. Ironicamente, estes são os mesmos parlamentares que sempre se colocam a favor das privatizações de todos os governo, que hoje se aprofundam com os planos de Bolsonaro e Paulo Guedes.

A Eletrobrás não tem relação direta com o incidente que deixou os amapaenses no escuro. Mas, diante da situação de calamidade pública, o governo federal deu aval para a Eletronorte, subsidiária da estatal, atuar para o restabelecimento do serviço.

A Aneel afirmou que o órgão vai apurar com “todo o rigor” a responsabilidade dos envolvidos no episódio que deixou a maioria das cidades do Amapá sem energia elétrica. O governo espera uma sinalização do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre os próximos passos do projeto da Eletrobrás. No início desta semana, o parlamentar defendeu a cassação da empresa que opera a linha de transmissão no Estado e pediu que a Eletronorte assuma o serviço.

Se agora hipocritamente os parlamentares se colocam contra a privatização da Eletrobrás, antes foram entusiastas da mesma. O motivo para a corrida pela privatização, que é parte do projeto de país do golpe de Paulo Guedes e Bolsonaro, não é a qualidade do serviço oferecido, mas sim os baixos lucros gerados pela estatal. A Eletrobras teve lucro líquido de R$ 96 milhões no terceiro trimestre de 2020, queda de 87% na comparação com os R$ 716 milhões apurados no mesmo intervalo de 2019.

Os planos de privatização visam apenas vender o país ao capital privado para gerar mais lucros para poucos capitalistas. Eles nada fazem para resolver de fato a calamitosa situação do Amapá, há 10 dias sem energia elétrica em 13 dos 16 municípios do estado, situação que é consequência direta da privatização. No sentido oposto das necessidades da população, a atuação dos governos é de mandar a polícia para reprimir aqueles que se indignam com essa odiosa situação.

Os parlamentares tentam se distanciar desse projeto de país do golpe que quer privatizar tudo agora que o apagão no Amapá coloca a política de privatizações em xeque. Mas a realidade é que todos atuam junto ao governo para garantir a sede de lucro dos empresários, e não os direitos e necessidades da população, que hoje está morrendo em cidades que estão no escuro há 10 dias em pleno século XXI.

Com informações da Agência Estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias