Sociedade

PANDEMIA

Após Paes suspender vacinação, Fiocruz confirma nova variante da COVID-19 no Rio

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou no início da tarde desta terça-feira (16) que a nova cepa do coronavírus foi identificada no Rio de Janeiro. Anúncio vem um dia após prefeito Eduardo Paes suspender vacinação nesta semana na capital carioca.

terça-feira 16 de fevereiro| Edição do dia

Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

A nova cepa foi comprovada após exames laboratoriais feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Não é possível confirmar ainda se a transmissão ocorreu dentro do próprio Estado ou se o paciente contraiu em viagem.

A confirmação do caso veio um dia após o prefeito da cidade do Rio de Janeiro comunicar que a vacinação será suspensa na quarta-feira, consequência do descaso e da desorganização dos governos no combate contra a pandemia.

O Rio de Janeiro é uma das cidades com mais mortes por COVID do Brasil, fruto da profunda precarização da saúde e da vida que vem de um legado dos governos regionais, que agora Eduardo Paes leva à frente sob a mesma lógica privatista, e também do negacionismo do governo de Bolsonaro e Mourão.

É preciso uma reorganização racional das vacinas, com a quebra das patentes para que haja liberdade de pesquisa e distribuição gratuita a toda população. Dessa forma seria possível atender a alta demanda de vacinação, colocando a vida da população em primeiro lugar e não o lucro de laboratórios privados.

Com informações da Agência Estado




Tópicos relacionados

Vacina contra a covid-19   /    Vacina   /    Vacinação   /    Crise do Coronavírus   /    Pandemia   /    Eduardo Paes   /    Sociedade   /    Rio de Janeiro

Comentários

Comentar