×

VACINA | Apenas 1% da população mundial e 0,4% da população do Brasil foi vacinada

Segundo dados da Universidade de Oxford, menos de 1% da população mundial foi vacinada contra a Covid-19 e apenas com a primeira dose.

quarta-feira 27 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Créditos da Foto: Joel Saget - Via g1

Com as 69 milhões de doses da vacina contra o coronavírus distribuídas pelo mundo, segundo os dados da Universidade de Oxford, apenas 1% da população mundial foi imunizada com a primeira dose da vacina.

No Brasil, a porcentagem é ainda menor. São 844 mil pessoas vacinadas, o equivalente a apenas 0,4% da população.

Ranking das vacinas no mundo:

Gráfico do G1.

Esses dados apenas expõem a ineficiência dos governos capitalistas em todo o mundo no combate da pandemia. No Brasil, em que os números de casos vêm aumentando ultimamente, o governo de Jair Bolsonaro anuncia corte de 70% na verba destinada à compra de insumos para o desenvolvimento das pesquisas científicas voltadas para a vacina.

Enquanto isso, políticos de alto escalão roubam as vacinas disponíveis para imunizar a si mesmos e às suas famílias, empresários querem aval do governo para comprar 33 milhões de doses de imunizantes, “doando” metade do montante para o Ministério da Saúde, enquanto a outra metade seria usada para vacinar suas próprias famílias e funcionários.

É necessário que o desenvolvimento da vacina não seja utilizado para enriquecer as grandes farmacêuticas. Pelo contrário: precisa ser 100% controlado pelos cientistas e trabalhadores da saúde, com total transparência de dados. Deve haver contratação massiva de trabalhadores da saúde, para auxiliar na produção das vacinas, além da conversão das fábricas para produção dos insumos necessários para a vacinação.

Veja mais: Contra Bolsonaro e Doria, batalhemos pela disponibilização universal da vacina.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias