×

GOVERNO BOLSONARO | “Apague a luz e tome banho rápido” diz Bolsonaro sobre aumento da tarifa da conta de luz

"Eu apago todas as luzes do Palácio ao Alvorada, não tem o porquê", disse Bolsonaro. Essa é a solução do presidente para o aumento das contas de luz, em um momento em que a população brasileira sofre com o desemprego e rebaixamento do auxílio emergencial.

sexta-feira 4 de dezembro de 2020 | Edição do dia

Foto: Sérgio Lima/Poder360

"Eu apago todas as luzes do Palácio ao Alvorada, não tem o porquê. Tenho certeza de que você que está em casa pode apagar uma luz agora. A gente pede que apague uma luz para evitar desperdício, toma banho um pouquinho mais rápido", disse Bolsonaro. Essa é a solução do presidente para o aumento das contas de luz, em um momento em que a população brasileira sofre com o desemprego e rebaixamento do auxílio emergencial.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com aval do governo, decidiu reativar as bandeiras tarifárias nas contas de luz e estabeleceu bandeira vermelha 2 para o mês de dezembro. Esse é o nível com condições ainda mais custosas para geração de energia. A tarifa sofre acréscimo de R$ 6,243 a cada 100 kWh. (quilowatt-hora) consumidos. Assim, Bolsonaro joga no colo da população a conta de uma crise que não foi criada pelos trabalhadores, mas sim pelos empresários e capitalistas.

"As represas estão (com) níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício...", disse o presidente em suas redes. Sua “campanha contra o desperdício”, porém, é fazer com que os mais pobres tenham que pagar caro e, portanto, ficar sem esse recurso básico para a sobrevivência, enquanto os mais ricos, as grandes indústrias e o agronegócio (estes sim, responsáveis por desperdícios exorbitantes), continuam lucrando.

É muita cretinice de Bolsonaro falar para as pessoas tomarem banho rápido e desligar a luz para economizar enquanto gastou milhares de reais só com seu cartão corporativo. A cobrança de extra de luz será feita devido ao apagão que teve no Amapá no último mês, onde milhões de trabalhadores passaram semanas sofrendo sem luz e água potável, e o governo mandou geradores de emergência que não atendeu nem metade da população. Agora Bolsonaro e os capitalista colocam na conta de toda a população essa catástrofe que é de responsabilidade de uma empresa privada que realizava o serviço. Ao mesmo tempo que Bolsonaro e Guedes querem privatizar a CEB e garantir mais precarização e novas catástrofes como do Amapá para garantir o lucro dos empresários.

Veja também: Alta da conta de luz, apagão no Amapá e privatização da Eletrobras: o que esperar em 2021

Mais uma vez, o presidente faz piada com a situação de miséria que está criando para o país. Mais que nunca, é preciso fazer um chamado para que as centrais sindicais, como a CUT e a CTB, rompam com a sua paralisia e organizem a revolta dos trabalhadores contra situações como esta e contra todos os ataques que estão ocorrendo. A única saída para nossa classe é a auto organização dos trabalhadores, tomando para si os sindicatos como instrumentos de luta, para impulsionar uma forte mobilização que faça com que os capitalistas paguem por essa crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias