×

Cultura | Aos 85 anos, ator Tarcísio Meira morre vítima da covid-19

Um dos maiores atores brasileiros, ele estava internado desde o dia 6 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Glória Menezes, sua mulher, também está internada mas seu quadro é mais leve.

quinta-feira 12 de agosto de 2021 | Edição do dia

O ator Tarcísio Meira morreu nesta quarta-feira, 12, aos 85 anos de idade, vítima do coronavírus. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A atriz Glória Menezes, sua mulher, também está internada por complicações da covid-19, mas seu quadro era mais leve. Tarcísio Meira chegou a ser intubado e fazia diálise contínua.

O ator é o segundo grande nome da dramaturgia brasileira a falecer nas últimas 24 horas, Paulo José também icônico ator faleceu vítima de uma pneumonia. O ator estava internada a mais de 20 dias.

Tarcísio Meira foi um dos maiores atores brasileiros. Aos olhos do público, ele é fundamentalmente um ator de televisão, e a lista de especiais e novelas é imensa - ocuparia o espaço desse texto. Mas Tarcísio fez também teatro e cinema. Foi o jovem Dom Pedro de Independência ou Morte, de Carlos Coimbra, e o Cristo militar de Glauber Rocha, em A Idade da Terra. Foi Quelé do Pageú no Nordeste de Anselmo Duarte e foi Marcelo, o personagem emblemático de Walter Hugo Khouri em Eu.

Tarcísio Meira nasceu no dia 5 de outubro de 1935, em São Paulo. Sua estreia no teatro foi em 1957, com a peça A Hora Marcada. Na televisão, apareceu pela primeira vez num teleteatro - Noites Brancas, na TV Tupi, quatro anos depois.

Também em 1961, contracenou com a também jovem Glória Menezes em outro teleteatro, Uma Pires Camargo. Casaram-se, e viraram um dos casais mais conhecidos da arte da representação no Brasil. Com Glória, protagonizou, em 1963, a primeira novela diária da TV brasileira, 2-5499, Ocupado, na Excelsior. O resto é história. Foram para a Globo, fizeram um monte de novelas, juntos e separados. Fizeram cinema, juntos (A Máscara da Traição, Independência ou Morte) e separados.

Na Globo, estrearam com Sangue e Areia, em 1968. Entre os sucessos dele estão Irmãos Coragem, Cavalo de Aço, O Semideus, Escalada (o primeiro APCA), Saramandaia, Espelho Mágico, Guerra dos Sexos, Roque Santeiro, Senhora do Destino, etc. E os especiais - O Tempo e o Vento, Grande Sertão - Veredas, Hilda Furacão, A Muralha (segundo APCA).

No cinema, não lhe faltaram papéis desafiadores, incluindo o policial violento e corrupto - Mateus - de República dos Assassinos, que Miguel Faria Jr. adaptou, em 1979, do livro de Aguinaldo Silva sobre os esquadrões da morte. Com Khouri, fez também o Dr. Osmar de Amor, Estranho Amor e o filme de 1982 deu origem, mais tarde, a uma complicada disputa de direitos autorais, quando Xuxa Meneghel, convertida em rainha dos baixinhos, brigou na Justiça por sua interdição. Foi o Boca de Ouro na insatisfatória versão da peça de Nelson Rodrigues por Walter Avancini (com Claudia Raia e Luma de Oliveira) e interpretou-se a si mesmo no experimental Anabazys, de Joel Pizzini e Paloma Rocha.

Chegou a um ponto em que não era só um ator. Virou uma instituição brasileira - uma persona no imaginário do público, que olhava para Tarcísio e conseguia ver, por meio dele, toda uma história do audiovisual, cinema e TV, no País.

Com informações da Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias