×

Catástrofe natural | Ao menos 227 mortos após forte terremoto no Haiti

Um forte terremoto de magnitude 7,2 na escala Ritcher, que vai até 10, atingiu o Haiti na manhã deste sábado, 14. Os números divulgados apontam para 227 mortos até o momento.

sábado 14 de agosto | Edição do dia

O tremor foi registrado às 8h29 locais (9h29 de Brasília) e, 12 minutos depois, houve um novo abalo, de 5,2. Mais tarde as autoridades relatam 227 mortos.

O epicentro do terremoto foi 12 quilômetros a nordeste de Saint-Louis du Sud, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (GSUS, na sigla em inglês). Um alerta de tsunami foi emitido logo depois pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, antes de ser rapidamente descartado. O tremor foi sentido também nas vizinhas República Dominicana, Jamaica e Cuba.

Moradores de Porto Príncipe sentiram o tremor e muitos correram para as ruas com medo. Silvera Guillaume, coordenadora da Defesa Civil na cidade costeira de Les Cayes, disse que os hospitais locais já estavam sobrecarregados. "É uma situação terrível, pessoas morreram. Há pessoas agora sob os escombros ", disse Guillaume. "Colocamos socorristas para remover os escombros, mas não temos gente o suficiente."

O tremor foi sentido em todo o país e danos materiais já foram registrados em várias cidades, segundo imagens postadas nas redes sociais por testemunhas no sudoeste da ilha.

O país ainda se lembra do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital e várias cidades do interior. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300 mil ficaram feridas no desastre.

Mais de um milhão e meio de haitianos ficaram desabrigados, colocando as autoridades e a comunidade humanitária internacional diante do desafio colossal da reconstrução de um país sem registro de terras ou normas para uma construção segura.

Com informações Agência Estado e agências internacionais




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias