×

ELEIÇÕES EM SP | Amigo do bilionário Edir Macedo, da Universal, Record e dos patrões, Russomano lidera pesquisas pra prefeitura de SP

Se engana quem acha que o histórico do reacionário é de "defesa do consumidor". Há um passado de longa amizade com a Universal, a rede Record, o bilionário Edir Macedo e as patronais.

domingo 23 de agosto de 2020 | Edição do dia

Celso Russomanno mais uma vez disputará a prefeitura de São Paulo. O cargo é almejado pelo governador há anos e, neste momento, as pesquisas de intenção de voto já o colocam em destaque, ao lado de Bruno Covas. Afinal, será que é na “defesa do consumidor” que é baseada a sua trajetória ou há um passado repleto de reacionarismo e sujeiras?

Russomanno ficou amplamente conhecido por supostamente ser o homem “em defesa do consumidor”. Em longa trajetória na rede de televisão Record com programas em que “aplica a lei dos direitos do consumidor”, Russomanno é visto por muitos trabalhadores como uma possível alternativa para a cidade de São Paulo como quem defende o interesse do trabalhador. Pois bem, vejamos. A começar pelo seu partido: Republicanos, o mesmo partido do Flávio Bolsonaro, o das rachadinhas, e também partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (assim como a emissora Record, ambas de Edir Macedo). É o partido abertamente reacionário, machista, homofóbico, apoiador do golpe institucional de 2016, base aliada de governos desastrosos como o de Temer e mesmo agora o de Bolsonaro. Apoiador de medidas que destroem direitos dos trabalhadores como a reforma trabalhista, reforma da previdência e medidas que dificultaram o acesso do desempregado ao seguro desemprego. É o partido bolsão de parte das figuras mais sujas da política brasileira.

Se já não fosse suficiente isso, o histórico de Russomanno é ainda pior. O deputado além de já ter se colocado veementemente contra redução do abusivo preço das passagens de ônibus em São Paulo, já exaltou violenta repressão policial aos moradores da Cracolândia. Já foi citado no relatório da “máfia da merenda” e já foi acusado de agredir uma funcionária do Instituto do Coração (Incor) (foi absolvido pelo também machista STF). Já foi condenado em primeira instância sob acusação de peculato, por ter pago a sua gerente produtora de vídeo com dinheiro da Câmara. Também já foi autor de emenda que destinou 1 milhão à ONG administrada pela sua própria família, algo no mínimo suspeito. Já foi acusado de calote em sua campanha eleitoral em 2012, além de ser um dos políticos que devia à Previdência Social justamente enquanto pedia a reforma da previdência para que os trabalhadores tivessem seu futuro sugado pelos patrões.

Ou seja, essa fachada de defesa do consumidor mal vai até a segunda página, porque ali nos deparamos com um histórico de apoio a medidas que vão diretamente contra os interesses dos mais pobres. Também em sua campanha à prefeitura de 2012, quando também estava bem localizado nas pesquisas de intenção de voto, Russomanno fazia ainda a pose de “defensor do consumidor” quando foi descoberto que os três principais coordenadores de sua campanha foram pastores da Igreja Universal e da Rede Record, ambas de Edir Macedo.

No “núcleo duro” da candidatura estavam o então presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, bispo licenciado da igreja e coordenador da campanha, e o pastor Vinicius Carvalho, então presidente estadual do PRB, que era o responsável pela agenda do candidato e também licenciado da Iurd. Quando era questionado sobre essa ligação, Russomanno perdia completamente a paciência na frente das câmeras. O asqueroso Edir Macedo também se esquivava, chegando a dizer que sequer conhecia o então candidato. Mas o fato é que sua campanha foi pensada, erguida e financiada por esses bilionários que se usam da fé das pessoas para lucrarem muito dinheiro.

Esse é apenas um trecho do histórico do deputado. Uma breve pesquisa também escancara um passado repugnante de assédio a mulheres:

Também se encontra um passado de humilhação de trabalhadoras, também supostamente em cima do discurso de “defesa do consumidor”:

Essa é a verdadeira face desse conservador e não está descartado que ele virá a ser o candidato apoiado por Bolsonaro. Bolsonaro apontou que não vai se meter nas eleições municipais, entretanto, perder a chance de se ligar ao prefeito da maior cidade do Brasil não é um detalhe. Russomanno vem dando indícios de que buscará o apoio do presidente, assim como outros candidatos também vem buscando essa aliança, como o próprio Marcio França.

É preciso enfrentar essa corja de reacionários na política. Enfrentar a extrema-direita e Bolsonaro, deve ser parte de uma mesma batalha contra Mourão e os militares, enfrentando o conjunto desse reacionarismo que quer cada vez poder na política, não se contentando com os milhões que já conquistaram em cima da fé e do suor de muitos trabalhadores. É preciso enfrentar esse reacionarismo ao mesmo tempo do igualmente reacionário Congresso Nacional e o STF. As trabalhadoras e trabalhadores devem erguer uma alternativa própria, também independente do PT que por 13 anos seguiu administrando para esses reacionários e sequer levou adiante pautas que evitassem a morte de milhões de pobres como a legalização do aborto. Um programa de trabalhadores que confie em suas próprias forças deve levantar em alto e bom som políticas que desafiem esse reacionarismo, que desafiem o conjunto do regime político e que levante uma nova Constituinte através da força da nossa luta.

Leia também: Eleições em São Paulo e as tarefas da esquerda revolucionária

Covas, o PSDB e seu legado de destruição de direitos e mortos pela pandemia quer reeleição

Fontes:
https://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/09/russomanno-campanha-igreja-universal-pastores.html

https://www.esquerdadiario.com.br/10-Motivos-para-nao-votar-em-Celso-Russomanno

https://www.esquerdadiario.com.br/Russomanno-e-acusado-de-calote-na-campanha-eleitora

https://www.esquerdadiario.com.br/Russomanno-da-calote-em-cozinheiro-e-deixa-de-pagar-17-meses-de-aluguel

https://www.esquerdadiario.com.br/Celso-Russomanno-propoe-isolar-a-Cracolandia

https://www.esquerdadiario.com.br/Russomano-vira-novo-parceiro-da-Mafia-da-Merenda-segundo-investigacao-da-policia

https://www.esquerdadiario.com.br/Joice-Hasselmann-Marco-Feliciano-e-outros-bolsonaristas-devem-milhares-para-a-Previdencia




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias