×

ESPANHA | Amazon: sindicatos retornam "à carga" com novas paralisações a partir desta ‘Black Friday’

O conflito que começou em março deste ano, após o anúncio da imposição unilateral do Convênio de Logística de Madri, dá uma nova virada com este chamado. O novo plano de batalha inclui greves durante os dias 23 e 24 de novembro, durante a "Black Friday", e continua com greves durante os dias 7 e 9 de dezembro, em plena ponte da Constituição; 15 e 30 de dezembro; e em 3 de janeiro, a quinta-feira antes do dia dos reis.

Diego LotitoMadri | @diegolotito

sexta-feira 16 de novembro de 2018 | Edição do dia

Os dois maiores sindicatos entre a equipe do armazém da Amazon em San Fernando de Henares (Madri), CGT e CCOO, retornam "à carga" em sua luta contra o gigante do comércio eletrônico.

Esta é a quarta rodada de paralisações e greves desde a primeira convocação, em março deste ano, da greve histórica de 48 horas que paralisou pela primeira vez um depósito da Amazon na Espanha.

A CGT informou em um comunicado que os trabalhadores tentarão parar as remessas novamente em datas importantes para a empresa, como é neste Natal, incluindo a Black Friday, um dos maiores dias de vendas da empresa liderada pelo bilionário Jeff Bezos.

"Aqueles que compareceram à Assembleia Geral de Trabalhadores realizada no dia 23 de outubro deram sua aprovação à proposta de mobilização apresentada pela CCOO e pela CGT", confirma a declaração da seção sindical da CGT no armazém de San Fernando. Um plano que ainda aguarda a adesão dos sindicatos do CSIT e da UGT, a minoria entre o pessoal e o Comitê de Empresas do centro.

Em abril, a multinacional de comércio eletrônico decidiu implantar unilateralmente o Convênio do setor de Logística em Madri, em seu armazém em San Fernando de Henares, um dos dois centros logísticos dessas características na Espanha.

"A expiração do próprio acordo anterior que regula as condições de trabalho do centro acabou com os direitos que estavam sendo histórica no centro, como o preço da hora extra, categorias profissionais, aumento de salário garantido, o aumento de “baixas” por incapacidade temporal e outros", apontam.

Os sindicatos criticam que as negociações "ficaram paralisadas desde a última greve em julho, sem que a companhia tenha feito um movimento substancial em suas posições de deterioração das condições". Mas a persistência da briga dos trabalhadores "colocará novamente em cheque as remessas em uma temporada de grande consumo como é a Black Friday e as semanas de dezembro e reis", assegura a CGT.

O plano de luta dos sindicatos começa com uma greve durante a 23 e 24 de Novembro - último fim de semana do mês e coincidindo a ‘Black Friday’, seguido por novas greves em 7 e 9 de Dezembro "em plena ponte da Constituição" (parando o centro por 4 dias consecutivos), continuando em 15 e 30 de dezembro e 3 de janeiro, no meio da semana de compras dos presentes de Reyes.

Para CGT "a bola está no telhado da empresa" que deverá decidir "se mantém o pulso com a seu principal armazém do centro e sul do Estado Espanhol paralisado em dias importantes de forma recorrente ou se ele concorda em garantir a continuidade dos direitos seus trabalhadores e trabalhadores".

A disposição da equipe da Amazon para continuar a luta se mantém, apesar das demissões, sanções e tentativas da empresa de intimidar os trabalhadores. Em julho, a equipe da Amazon enfrentou o capitalista mais rico da história em uma greve de 72 horas que foi um sucesso, apesar da divisão imposta pela empresa e da repressão policial do Estado. Os trabalhadores da Amazon já deixaram claro que "a luta é o único caminho".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias