×

ALTA DO DÓLAR | Alta do dolár, ultrapassando R$ 4,20, vai afetar a mesa dos brasileiros

A alta do Dólar afetará o preço de pães, bolos, massas e biscoitos, já que o Brasil importa aproximadamente metade do trigo que abastece nossa indústria. Como as empresas não aceitam perder seus lucros às custas das medidas econômicas de Paulo Guedes, a desvalorização do real acarretará no aumento do preço de produtos básicos da mesa da população brasileira.

quarta-feira 4 de dezembro de 2019 | Edição do dia

O ministro Paulo Guedes avisou na semana passada em Washigton que o câmbio mais alto deverá permanecer por um bom tempo. Enquanto fazem demagogia e dizem que “os sinais da economia estão todos melhorando” e Trump anuncia que retomará algumas tarifas de importação do Brasil devido à desvalorização de nossa moeda, quem paga o pato são os brasileiros que verão todos os produtos à base de trigo aumentarem de preço.

Segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), o aumento do dólar, que acumulou 8% de elevação no ano, não pode ser totalmente absorvido pelas indústrias e que, portanto, será repassado de maneira gradual para o consumidor final pagar, provavelmente no prazo de dois a três meses.

Como o Brasil importa cerca de metade do trigo que abastece nossa indústria moageira, os alimentos à base deste cereal, que representa 70% do custo das massas, 60% dos pães e bolos industrializados e 30% dos biscoitos, deverão ter aumento de até 3% sobre seus valores finais.

Em números, a economia cresce, mas para os trabalhadores e as classes populares, a renda real está estagnada e o valor dos produtos de nossa cesta básica, não parecem nada estáveis, como vimos o aumento do preço da carne, que atingiu patamar histórico ontem.

Todas políticas do governo Bolsonaro visam melhorar a vida dos capitalistas, dos milionários e bilionários, às custas do país e de sua classe trabalhadora. Um projeto que envolve também fazer o país cada vez mais dependente do mercado financeiro, da exportação de matérias primas, e mais subordinado ao imperialismo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias