×

FALTA D'ÁGUA | Aldeias indígenas Pataxó hãhãhãe, na Bahia, sofrem falta de água potável em suas terras

Em plena pandemia, na qual o direito água era pra ser um direito mínimo para todos, os indígenas da Tribo indígena Pataxó hãhãhãe, localizada na Bahia, estão sem acesso a água de qualidade e quando o carro pipa abastece a aldeia, a quantidade da água oferecida é insuficiente para as necessidades dos pataxós.

terça-feira 21 de setembro | Edição do dia

Foto: Agência Brasil

O governo de extrema direita de Bolsonaro e Mourão com apoio do agronegócio são os principais responsáveis pelas dificuldades vividas pelos inúmeros povos originários que existem no nosso país. Sabe-se que durante a pandemia o uso da água é uso mínimo no combate ao coronavírus, além disso, a água é um agente importante no fortalecimento dos nutrientes no corpo humano e é na ausência da água que os Pataxó hãhãhãe se encontram sem acesso água potável, segundo relatos de uma moradora da aldeia, tem indígenas com dor na barriga devido à ausência de tratamento na água.

Vídeo na íntegra

O povoado de Pau Ferro está localizado entre treze regiões na Bahia da tribo Pataxó hãhãhãe com problemas no acesso água potável. Os dois caminhões pipas responsáveis pela distribuição de água aos 5 mil indígenas, são insuficientes a quantidade de água frente as demandas e as necessidades dos povos indígenas.
A ausência da água também atinge os animais qu devido à seca e ausência de água potável acaba morrendo. Tudo isso é resultado e reflexo das misérias capitalista que destrói o meio ambiente a serviço dos lucros capitalistas. As grandes industrias diretamente ligada ao agronegócio são as principais produtoras de poluentes ao meio ambiente que acaba atingido as condições climáticas e resultando na estiagem (ausência de chuva).

É preciso que a rede de água responsável pela distribuição de água potável nas treze regiões aumente a quantidade de água oferecida. Água é um direito mínimo de toda população que necessita. Basta de condições precárias de vidas contra os povos indígenas.

Pelo acesso a água potável já! E contra Bolsonaro, Mourão, congresso e STF inimigos da trabalhadora e dos povos indígenas do Brasil.

LEIA MAIS: Unificar trabalhadores e indígenas contra o autoritarismo e os ataques, por uma nova Constituinte




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias