×

LAVA JATO | Aecio Neves recebia propina de Furnas, segundo nova delação

O empresário Fernando Moura, afirmou nesta quarta-feira, 3, que logo após a eleição presidencial de 2002, foi feita uma reunião para discutir as nomeações para cargos em diretorias de autarquias e empresas públicas. Segundo ele, uma das diretorias era a de Furnas, apontada como cota do senador Aécio Neves (PSDB).

quinta-feira 4 de fevereiro de 2016 | 02:29

Delator e réu confesso do esquema de propinas instalado na Petrobras, Fernando Moura teve que ficar outra vez frente a frente com o juiz da Lava Jato porque admitiu ter mentido anteriormente. Em sua delação premiada, ele disse que Dirceu orientou-o a "fugir do País", em 2005, quando estava no auge o escândalo do Mensalão. Ouvido uma primeira vez por Sérgio Moro, ele disse que não recebeu a orientação do ex-ministro chefe da Casa Civil. Diante de procuradores da República, na semana passada, disse que mentiu para o magistrado porque havia sofrido "ameaça velada".

Nesta quarta, 3, recebeu uma chance para refazer a sua história e não perder os benefícios da colaboração. "Foi conversado sobre Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, Furnas, Banco do Brasil, essas diretorias", declarou.

"Nessa relação foi indicado o nome do Renato Duque para a Petrobras, foi indicado o nome do sr. Eduardo Medeiros para os Correios. A princípio levei pro Zé (Dirceu) o nome do Dimas Toledo, que continuasse na diretoria de Furnas. Ele (Dirceu) usou até uma expressão comigo. ’O Dimas não, porque se o Dimas entrar em Furnas até como porteiro vai mandar em Furnas, está lá há 4 anos, é uma indicação que sempre foi do Aécio’. Passado um mês e meio ele (Dirceu) me chamou e falou qual a sua relação com Dimas Toledo?’ Eu falei, estive com ele três vezes, achei ele competente, cara profissional. O Zé me disse. "Porque esse foi o único cargo que o Aécio pediu pro Lula, então, você vai lá conversar com Dimas e diga que a gente vai apoiar a indicação dele."

Fernando Moura disse que ’foi conversar com o Dimas’.

"Na oportunidade, ele (Dimas) me colocou, da mesma forma que eu coloquei o caso da Petrobras, em Furnas era igual. Ele falou ’vocês nem precisam aparecer aqui, vocês vão ficar é um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias