×

Reformas! | "Acho correta", diz Alckmin sobre Reforma do Ensino Médio de Temer, garantindo que também não será revogada

Nesta segunda-feira (16), o reacionário vice-presidente elogiou a reforma do Ensino Médio de Temer, “acho correta” disse Alckmin, defendendo a manutenção da reforma na saída de uma reunião com a diretoria da FIESP onde anunciava que o governo Lula-Alckmin não pretende revogar as reformas da previdência e trabalhista.

terça-feira 17 de janeiro de 2023 | Edição do dia

A educação foi uma das áreas mais afetadas pelos anos de governo Bolsonaro, que combinaram uma significativa ofensiva ideológica contra professores e universidades a profundos cortes orçamentários, da Educação Básica às pesquisas na pós-graduação. O novo governo Lula-Alckmin vem desde a equipe de transição chefiada por Alckmin, dando protagonismo aos representantes dos fundos bilionários da educação privada e dos grandes articuladores dessa Reforma e da nova BNCC, que encabeçaram grandes ataques à educação nos últimos anos, como o parasitas bilionário Lehmann.

Leia também: Lehmann, bilionário que ajudou a privatizar a Eletrobrás, e agora está envolvido no sumiço dos 20 bilhões das Lojas Americanas

A Reforma do Ensino Médio foi a primeira reforma do regime político do golpe de 2016, é um ataque enorme à juventude e às condições de trabalho dos educadores, sendo parte de um projeto de país de cortes, precarização e mais lucros para os grandes empresários. Essa reforma significa a continuação da política de cortes orçamentários e aplicação de toda a ideologia reacionária da extrema-direita, militarização de escolas, perseguição e ataques a cátedra para deslegitimar o papel dos educadores, avanço no projeto de homeschooling, ataques à discussão de gênero e sexualidade e contra os setores oprimidos – mulheres, negros, LGBTQIAP+ e indígenas – e mais lucros para os setores privados.

É um projeto em prol da formação de uma mão de obra barata e nova, privada de direitos e sem qualquer perspectiva de alcançar o ensino superior (estando aqui o desmonte das universidades públicas também dentro desse mesmo projeto) e recheado da demagogia do empreendedorismo, que nada mais é do que uma farsa que vem sendo embutida na cabeça da população, mas que por trás tem o propósito de eximir os governos da culpa pela fome, o desemprego e a miséria. Os governos estaduais aceleraram os ritmos da implementação da reforma, sendo o estado de São Paulo, governado pelo bolsonarista Tarcísio, e berço dos grupos privatistas, tais como o “Todos pela Educação", que é um laboratório nacional desse ataque.

Os educadores sofrem com perseguições e retirada de direitos, como o de se aposentar, além de políticas de divisão da categoria, e tudo com o objetivo de cavar a desmoralização e criar barreiras para a construção de uma unidade desse setor que está tão próximo de toda a sociedade e poderia se levantar contra todas as mazelas sentidas pela nossa classe e as demandas dos setores mais oprimidos, assim como nos últimos anos vem se colocando em inúmeros países. Lutar contra a extrema-direita e suas ações golpistas é fundamental, mas não tira por si só as amarras da educação das mãos daqueles que enxergam na juventude cifras de lucros bilionários e, nos ataques contra os educadores, um meio de aprofundar a exploração e opressão de toda nossa classe.

É necessário que as centrais sindicais e estudantis dirigidas em sua maioria pelo PT e pelo PCdoB, atuem de forma independente do governo eleito e organizem imediatamente a luta dos trabalhadores da educação em aliança com a juventude, contra a reforma do Ensino Médio e os ataques à educação. Não podemos aceitar o futuro miserável que querem impor à juventude nem as condições de trabalho cada vez mais precárias aos educadores. Será pela via da auto-organização, no terreno da luta de classes e com uma política de independência política, que poderemos revogar às reformas, enfrentar os monopólios do ensino privado, defender o acesso irrestrito da juventude à universidade e um conhecimento a serviço da classe trabalhadora e do povo pobre.

Participe da campanha pela revogação integral da Reforma do Ensino Médio enviando para o Esquerda Diário – uma mídia independente dos governos e patrões – depoimentos que revelam a precariedade que é a Reforma do Ensino Médio.

(É garantido o anonimato nos depoimentos).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias