×

ANP - Órgão Federal atua junta de distribuidoras para não baixar preço de combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo atua favorável ao monopólio dos combustíveis, como a Shell e Ipiranga, fazendo com que os combustíveis fiquem mais caros.

quarta-feira 3 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um Lobby de grandes distribuidoras de combustível, como a Raízen(Shell) e Ipiranga põe em xeque a possibilidade de baratear o preço de combustíveis no Brasil.

Um projeto que permitiria a venda de combustíveis das distribuidoras a qualquer posto de combustível(diferente do que é atualmente onde as distribuidoras têm de vender somente a redes da mesma bandeira) segue engavetado desde 2019 numa superintendência interna do órgão, o último a ser verificado.

A pressão destas distribuidoras é o motivo principal deste engavetamento, que atravanca o processo que baixaria o preço dos combustíveis em até 0,50 centavos. Estes monopólios agiram dentro do órgão, para que não ocorressem estas mudanças, garantindo seu lucro.

Desta forma a Agência reguladora, a ANP, mantém-se subserviente aos monopólios privados de combustível, mantendo o preço nas alturas e prejudicando a ponta final do consumo de combustíveis.

Leia mais: Quem manda na Petrobras?




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias