×

Ataque à juventude | Projeto de Bolsonaro busca cortar vale-transporte do Programa Jovem Aprendiz

Bolsonaro tenta avançar na câmara dos deputados com um projeto para retirar os direitos mínimos dos jovens trabalhadores aprendiz.

terça-feira 10 de agosto | Edição do dia

Foto: Imagem ilustrativa / Divulgação CIEE

O governo de extrema direita de Bolsonaro segue com sua linha política de retirar os direitos mínimos da juventude, neste ano ameaçou o fechamento das universidades com os cortes orçamentários, agora, Bolsonaro tenta retirar os poucos direitos que são garantidos aos jovens que prestam trabalho de jovem aprendiz.

Bolsonaro quer eliminar o benefício de vale transporte e tornar facultativo a contribuição das empresas à previdência. Isso prova o quanto o governo de extrema direita de Bolsonaro e Mourão reservam para o futuro dos jovens uma vida destinada a exploração e a negação dos seus direitos básicos enquanto jovem trabalhador.

Os estagiários e jovem aprendiz muitas das vezes são contratados e cumprem o mesmo trabalho de um trabalhador efetivado, no entanto, recebem metade ou as vezes até menos da metade de um salário mínimo. Mesmo o salário sendo baixo já é uma ajuda de custo em muitas famílias pelo país que nesse momento estão passando por dificuldades devido ao aprofundamento da crise econômica somado a crise sanitária.

Essa tentativa de cortes nos direitos do jovem aprendiz é a expressão do quanto que o governo de extrema direita de Bolsonaro e Mourão são verdadeiros inimigos da classe trabalhadora e da juventude. E se aproveitam da pandemia para aprofundar ainda mais a precarização e exploração ao conjunto da classe trabalhadora e juventude.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias