Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

A saída da fábrica: a 117 anos do primeiro curta da história

Cecilia Pavic

A saída da fábrica: a 117 anos do primeiro curta da história

Cecilia Pavic

Em 1895 os irmãos Lumiere filmaram pela primeira vez um curta metragem com os operários de sua fábrica como protagonistas, que se converteu em um clássico.

Bastaram-lhes apenas 46 segundos para fazer história. Em 22 de março de 1895 os irmãos Lumiere na França projetaram La sortie des Usines Lumière à Lyon, ou seja, a saída dos operários da fábrica.

O curta foi rodado no inverno do mesmo ano da sua estreia e é um plano fixo de dezenas de trabalhadoras e trabalhadores no final do seu dia de trabalho. Previamente foram feitas duas versões: uma onde a saída aparece uma carruagem e outra onde há duas carruagens saindo.

O filme não foi filmado de forma aleatória, os trabalhadores e trabalhadoras tinham ordem de não olhar para a câmera, o começo tinha que ser com a abertura das portas do estabelecimento e depois da saída ao fechar-se para criar uma estrutura narrativa. Este interesse em mostrar a fábrica e seus empregados contando algo provam que os Lumiere pensavam neste curta como um filme publicitário.

Pela necessidade que os irmãos tiveram, o primeiro filme que dá vida ao cinema é a primeira aparição da classe trabalhadora na tela. Nada mais nada menos que aqueles que movem o mundo foram os protagonistas do primeiro filme da história.

Ao longo do tempo este filme foi homenageado, revisto e replicado por todo o mundo e em todo o mundo, em 2017, Thierry Frémaux (diretor do Festival de Cannes desde o ano 2001) dirigiu e relatou com a colaboração de Martin Scorsese 108 fitas restauradas dos irmãos Lumiere. "Desde que Louis Loumiere roda seu primeiro filme, tudo estava lá, de imediato, definitivamente" Dira Fremaux.

Lumiere! A aventura começa (2017)

Traduzido de La Izquierda Diario, por Dani Alves, Outono de 2022.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [indústria cultural]   /   [cultura]   /   [Arte]   /   [Artes Visuais]   /   [Cinema]   /   [Cultura]

Cecilia Pavic

Comentários