×

Teoria | A luta anti-imperialista é a chave para a libertação

Reproduzimos aqui uma entrevista de Trótski a Mateo Fossa, em 23 de setembro de 1938. Essa entrevista foi traduzida a partir do Centro de Estudios, Investigaciones y Publicaciones - León Trotsky. "La lucha antimperialista es la clave de la liberación"

domingo 10 de abril de 2022 | Edição do dia

A luta anti-imperialista é a chave para a libertação [1]
Uma entrevista com Mateo Fossa

23 de setembro de 1938

Fossa: Na sua opinião, como a situação atual na Europa se desenvolverá?

É possível que desta vez a diplomacia dos países consiga chegar a um compromisso corrupto. Mas não vai durar muito. A guerra é inevitável, e vai eclodir no futuro imediato. Crises internacionais seguem. Essas convulsões são as dores de parto da próxima guerra. Cada nova pontada será mais aguda e perigosa. Não vejo no mundo nenhuma força que possa parar o desenvolvimento desse processo, ou seja, o nascimento da guerra. Infalivelmente um massacre horrível vai atacar a humanidade.

Claro, uma ação revolucionária oportuna do proletariado internacional poderia paralisar o trabalho arrebatador dos imperialistas. Mas temos que olhar para a realidade cara a cara. A grande maioria das massas de trabalho europeias segue a liderança da Segunda e Terceira Internacional. Os líderes do Sindicato Internacional de Amsterdã apoiam plenamente a política da Segunda e Terceira e participam com eles nas chamadas "frentes populares". [2]

A política da "frente popular", como evidenciado pelos exemplos da Espanha, França e outros países, consiste em subordinar o proletariado à ala esquerda da burguesia. Mas toda a burguesia dos países capitalistas, tanto de direita quanto de "esquerda", está imbuída de chauvinismo e imperialismo. A "frente popular" serve para fazer os trabalhadores de bucha de canhão para sua burguesia imperialista. E para nada mais.

Atualmente, a Segunda, Terceira e a Internacional de Amsterdã são organizações contrarrevolucionárias cujo objetivo é parar e paralisar a luta revolucionária do proletariado contra o imperialismo "democrático". Enquanto a criminosa liderança desses internacionais não for eliminada, os trabalhadores serão impotentes para se opor à guerra. Esta é a amarga e inevitável verdade. Temos que saber como enfrentá-la e não nos consolar com ilusões e balbucios pacifistas. A guerra é inevitável!

Fossa: Quais serão suas consequências na luta travada na Espanha e no movimento internacional dos trabalhadores?

Para entender adequadamente o caráter dos próximos acontecimentos, devemos, antes de tudo, deixar de lado a falsa e totalmente errônea teoria de que a guerra iminente será travada entre o fascismo e a "democracia". Nada mais falso e tolo do que essa ideia. Seus interesses contraditórios dividem as "democracias" imperialistas ao redor do mundo. Não seria difícil encontrar a Itália fascista do mesmo lado da Grã-Bretanha e da França se ela perder a fé no triunfo de Hitler. A Polônia semifascista se juntará a um ou outro, dependendo das vantagens que oferecem. No decorrer da guerra, a burguesia francesa, a fim de manter seus trabalhadores subjugados e forçá-los a lutar "até o fim", pode substituir sua "democracia" pelo fascismo. A França fascista, como a França "democrática", defenderia suas colônias com armas na mão. O caráter arrebatador da nova guerra imperialista será demonstrado muito mais abertamente do que no de 1914 a 1918. Os imperialistas não lutam por princípios políticos, mas por mercados, colônias, matérias-primas, hegemonia sobre o mundo e toda a sua riqueza.

O triunfo de qualquer um dos lados imperialistas significaria a escravidão definitiva de toda a humanidade, o duplo acorrentamento das colônias atuais e de todos os países fracos e atrasados, incluindo os povos da América Latina. O triunfo de ambos os lados imperialistas traria escravidão, desgraça, miséria, a decadência da cultura humana.

Qual é a saída, você pergunta? Pessoalmente, não tenho dúvidas de que uma nova guerra provocará uma revolução internacional contra a dominação da humanidade pelos grupos capitalistas. Durante a guerra, todas as diferenças entre a "democracia" imperialista e o fascismo desaparecerão. Uma ditadura militar implacável será imposta em todos os países. Os trabalhadores e camponeses alemães morrerão como os franceses e os ingleses. Os meios modernos de destruição são tão monstruosos que a humanidade provavelmente só será capaz de suportar a guerra por alguns meses. Desespero, indignação, ódio, empurrarão as massas de todos os países beligerantes a se revoltarem com armas na mão. O triunfo do proletariado mundial colocará um fim à guerra e também resolverá o problema espanhol, bem como todos os problemas atuais da Europa e de outras partes do mundo.

Os "líderes" dos trabalhadores que querem amarrar o proletariado à carruagem do imperialismo que se cobre com a máscara da "democracia" são agora os piores inimigos e traidores diretos dos trabalhadores. Temos que ensinar os trabalhadores a odiar e desprezar os agentes do imperialismo porque envenenam sua consciência. Devemos explicar a eles que o fascismo é apenas uma das formas do imperialismo, que não devemos combater os sintomas externos do mal, mas suas causas orgânicas, isto é, o capitalismo.

Fossa: Qual é a perspectiva da revolução mexicana? Como você vê a desvalorização da moeda em relação à desapropriação da riqueza na terra e no petróleo?  [3]

Fossa: O que você pode me dizer sobre a luta de libertação dos povos latino-americanos e seus problemas futuros? Qual é a sua opinião sobre aprismo? [4]

Não sei o suficiente da situação de cada um dos países latino-americanos para me permitir uma resposta concreta às perguntas que você levanta. De qualquer forma, parece-me claro que as tarefas internas desses países não podem ser resolvidas sem uma luta revolucionária simultânea contra o imperialismo. Os agentes dos Estados Unidos, Inglaterra, França (Lewis, Jouhaux, Toledano, os stalinistas) tentam substituir a luta contra o imperialismo pela luta contra o fascismo. No último Congresso contra a guerra e o fascismo, testemunhamos seus esforços criminosos a esse respeito. [5] Nos países latino-americanos, os agentes do imperialismo "democrático" são especialmente perigosos, pois são mais propensos a enganar as massas do que os agentes declarados dos bandidos fascistas.

Vamos pegar o exemplo mais simples e óbvio. No Brasil existe atualmente um regime semifascista que qualquer revolucionário só pode considerar com ódio. Suponha, no entanto, que amanhã a Inglaterra entre em um conflito militar com o Brasil. De que lado a classe trabalhadora vai se posicionar neste conflito? Neste caso, eu pessoalmente estaria com o Brasil "fascista" contra a "democrática” Grã-Bretanha. Por que? Porque não seria um conflito entre democracia e fascismo. Se a Inglaterra ganhasse, colocaria outro fascista no Rio de Janeiro e empataria o Brasil com correntes duplas. Se, por outro lado, o Brasil emergisse triunfante, a consciência nacional e democrática deste país ganharia um poderoso impulso que levaria à derrubada da ditadura Vargas. [6] Ao mesmo tempo, a derrota da Inglaterra daria um bom golpe no imperialismo britânico e daria um impulso ao movimento revolucionário do proletariado inglês. Realmente, tem que ser muito oco para reduzir os antagonismos e conflitos militares mundiais para a luta entre o fascismo e a democracia. Você tem que saber como desmascarar todos os exploradores, escravistas e ladrões sob as máscaras com as quais eles se escondem!

Em todos os países latino-americanos, os problemas da revolução agrária estão indissociáveis ligados à luta anti-imperialista. Os stalinistas, traiçoeiramente, paralisam ambos.

Em suas negociações com os imperialistas, os países latino-americanos só servem ao Kremlin como moedas de troca. Para Washington, Londres e Paris, Stalin diz: "Reconheça-me como seu igual e eu vou ajudá-lo a esmagar o movimento revolucionário das colônias e semi-colônias; para isso eu tenho ao meu serviço centenas de agentes como Lombardo Toledano". O stalinismo tornou-se a praga do movimento de libertação.

Não conheço o aprismo o suficiente para arriscar um julgamento definitivo. No Peru, a atividade desta parte é ilegal e, portanto, difícil de observar. No Congresso de Setembro contra a guerra e o fascismo, a APRA, juntamente com os delegados de Porto Rico, adotou uma posição que, tanto quanto posso julgá-la, era valiosa e correta. Resta apenas esperar que a APRA não caia na armadilha dos stalinistas, pois isso paralisaria a luta pela libertação do Peru. Creio que os acordos com os apristas, para certas tarefas práticas, são possíveis e desejáveis, desde que mantenham total independência organizacional.

Não posso lidar com esses problemas em detalhes. A desapropriação da terra e da riqueza natural é uma medida absolutamente indispensável de autodefesa nacional para o México. Nenhum dos países latino-americanos será capaz de preservar sua independência se não atender às necessidades diárias dos camponeses. A desvalorização da moeda é apenas uma das consequências do bloqueio imperialista contra o México que já começou. Quando se luta, as privações materiais são inevitáveis. A salvação é impossível sem sacrifícios. Capitular aos imperialistas significaria entregar todas as riquezas do país a eles e condenar o povo à decadência e extinção. Certamente, as organizações de trabalhadores têm que controlar para que o peso do aumento do custo de vida não caia fundamentalmente sobre os trabalhadores.

Fossa: Que consequências a guerra terá sobre os países latino-americanos?

Sem dúvida, ambos os campos imperialistas se esforçarão para atrair os países latino-americanos para o redemoinho da guerra, e então escravizá-los completamente. A conversa oca "antifascista" só serve para preparar o terreno para um dos dois imperialismos. Para enfrentar a já preparada guerra mundial, os partidos revolucionários da América Latina devem assumir imediatamente uma atitude irreconciliável em relação a todos os grupos imperialistas. Os povos latino-americanos terão que fortalecer seus laços mais intimamente com base na luta por sua autopreservação.

No primeiro período da guerra, a posição dos países fracos pode tornar-se muito difícil. Mas, com o passar dos meses, os imperialistas se tornarão mais e mais fracos. A luta mortal entre eles permitirá que países coloniais e semi-coloniais levantem suas cabeças. É claro que isso também se aplica aos países latino-americanos. Eles serão capazes de alcançar sua própria libertação se partidos anti-imperialistas e sindicatos verdadeiramente revolucionários forem colocados à frente das massas. Não se pode escapar de situações históricas trágicas por meio de truques, frases vazias ou mentiras mesquinhas. Devemos dizer às massas a verdade, toda a verdade e nada além da verdade.

Fossa: Na sua opinião, quais são as tarefas que os sindicatos devem encarar, e quais métodos devem usar?

Trotsky: Para que os sindicatos sejam capazes de organizar, educar e mobilizar o proletariado para a luta pela libertação, eles têm que superar os métodos burocráticos do stalinismo. Os sindicatos devem abrir suas portas aos trabalhadores de todas as tendências políticas, desde que a disciplina seja respeitada em momentos de ação. Quem usa os sindicatos como arma para alcançar objetivos alheios a eles – especialmente como arma da burocracia stalinista e do imperialismo "democrático" – inevitavelmente divide a classe trabalhadora, enfraquece-a e favorece a reação. Uma democracia total e honesta nos sindicatos é a condição mais importante para que haja democracia no país.

Em conclusão, peço-lhe que transmita minhas saudações fraternas aos trabalhadores da Argentina. Não duvido que nem por um momento tenham acreditado nas calúnias desagradáveis que as agências stalinistas espalharam pelo mundo contra mim e meus amigos. A luta travada pela Quarta Internacional contra a burocracia stalinista é a continuação da grande luta histórica dos oprimidos contra os opressores, dos explorados contra os exploradores. A revolução internacional libertará todos os oprimidos, incluindo os trabalhadores da URSS.


[1A luta anti-imperialista é a chave para a libertação. Socialist Appeal, 5 de novembro de 1938. Mateo Fossa (1904-1973): líder sindical revolucionário que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do trotskismo argentino. Em 1938, foi um delegado do Comitê para a Liberdade de Associação no Congresso Sindical Latino-americano que se reuniu no México em setembro, entretanto, foi expulso do congresso pelos stalinistas, sob acusação de ser trotskista.

[2International de Amsterdã: por este nome era popularmente conhecida a Federação Internacional dos Sindicatos, dominada pelos social-democratas, cujo centro ficava em Amsterdã. A Frente Popular é a coalizão governista dos partidos comunistas e socialistas com os partidos burgueses em torno de um programa capitalista liberal. O Comintern/ Terceira Internacional adotou a política da frente popular em seu sétimo Congresso (1935).

[3Em março de 1938, o governo mexicano nacionalizou companhias petrolíferas estrangeiras. Os governos da Inglaterra e dos Estados Unidos e as companhias petrolíferas, donas dos petroleiros que transportavam o petróleo para fora do país, responderam com o embargo ao petróleo mexicano. Ao mesmo tempo, eles começaram uma campanha de calúnia a fim de criar um sentimento público de animosidade para facilitar a intervenção do governo dos EUA no México (ver Escritos 1937-1938). Em 1941, os governos dos EUA e do México chegaram a um acordo para compensar as companhias petrolíferas dos EUA; em 1947, um acordo semelhante foi alcançado com empresas britânicas.

[4APRA (Aliança Revolucionária Popular Americana): fundada em 1924 pelo peruano Haya de la Torre. No seu auge, havia movimentos apristas em Cuba, México, Peru, Chile, Costa Rica, Haiti e Argentina. Foi o primeiro movimento que levantou a necessidade de unificação econômica e política da América Latina contra a dominação imperialista. De caráter populista, seu programa consistia em cinco pontos: ação contra o imperialismo ianque; Unidade latino-americana; industrialização e reforma agrária; internacionalização do Canal do Panamá e solidariedade global de todos os povos e classes oprimidas. A APRA posteriormente degenerou em um partido reformista liberal, anticomunista e pró-capitalista.

[5O "Congresso Mundial Contra a Guerra e o Fascismo" ocorreu no México em 12 de setembro de 1938. Seus organizadores stalinistas pretendiam alinhar o movimento internacional dos trabalhadores na guerra iminente, na defesa dos imperialistas "democráticos" contra os países fascistas; os delegados foram designados "escolhidos a dedo" com este objetivo em mente. No entanto, delegados mexicanos, porto-riquenhos e peruanos alegaram que os governos aliados também eram responsáveis pela guerra que estava prestes a eclodir.

[6Getúlio Vargas (1883-1954): governou no Brasil de 1930 a 1945. Logo declarou as greves ilegais, fechou as publicações dos trabalhadores e prendeu os líderes sindicais. Em sua Constituição de 1937, negou aos trabalhadores todos os seus direitos como classe. Ele voltou ao poder em 1950.





Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias