×

Crise climática | A histórica onda polar que encobre o Brasil

Quedas de neve em 13 cidades da região do Rio Grande do Sul e chuva congelada em outras localidades. Existem regiões que registraram sensação térmica de -10 ° C a -20 ° C e até menores.

quinta-feira 29 de julho | Edição do dia

A massa de ar frio que está sobre o Brasil, algo extraordinário, é uma das mais intensas deste século.

Além das nevascas e chuvas geladas já registradas ontem (28). Um dos principais serviços meteorológicos do país, o MetSul, alertou sobre um "um cenário climático propício para eventos de frio extremo".

Com "frio extremo" referem-se a temperaturas que podem causar uma sensação térmica entre 10 e 20 graus abaixo de zero ou áreas como Santa Catarina (1.800 metros de altitude) a sensação térmica pode ficar entre -20°C e -25°C, números que podem causar congelamento de partes do corpo expostas.

Isso significa, por suposto, um drama para os milhões de pessoas pobres ou que vivem em situação de rua - no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema. Índice que não para de subir desde 2014, quando o PT governava e com o Bolsonaro ele deu um salto. Em vários estados, ginásios foram abertos para que essas pessoas pudessem se refugiar.

Essa mesma massa de ar frio é a que está afetando vários departamentos do Uruguai e províncias da Argentina, embora com temperaturas não tão baixas como no Brasil.

Veja também:

A que ponto chegaremos? Catástrofe climática e capitalismo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias