×

FEMINICÍDIO | A agrupação latino-americana de mulheres Pão e Rosas repudia o assassinato Berta Cáceres

Em um comunicado em que se pede justiça para Berta Cáceres, a agrupação de mulheres Pão e Rosas, com presença na Argentina, Chile, Brasil, Bolívia, Uruguai e México traz condolências e solidariedade à família e amigos da dirigente indígena hondurenha vilmente assassinada. Reproduzidos esse comunicado.

sábado 5 de março de 2016 | 00:00

REPUDIAMOS O CRIME POLÍTICO CONTRA A DIRIGENTE INDÍGENA EM HONDURAS!

Justiça para Berta Cáceres!

Pão e Rosas da Argentina, México, Chile, Brasil, Bolívia e Uruguai enviam condolências aos familiares, amigos, companheiras e companheiros de luta de Berta Cáceres, vilmente assassinada. Repudiamos esse atroz feminicídio, denunciamos que se trata de um assassinato político, exigimos justiça e nos solidarizamos com o povo trabalhador hondurenho que perde uma de suas lutadoras mais destacadas.

Berta Cáceres era a coordenadora do Conselho de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH) e vinha denunciando a expropriação de territórios do povo lenca e o assentamento de bases militares estadunidenses nessa região. No momento de seu assassinato, se encontrava em proteção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, pelas constantes ameaças de morte recebidas, por opor-se a construção de represas hidroelétricas e a concessão de terras a multinacionais mineiras, em sua luta por defender o povo lenca, os campesinos pobres e as mulheres hondurenhas.

Companheiras do Pão e Rosas do México e Argentina conheceram pessoalmente a Berta no ano de 2009, quando manifestamos nossa solidariedade internacionalista viajando a Honduras para acompanhar as mobilizações contra o golpe civil-militar e denunciar as eleições fraudadas que preparam os golpistas.

Exigimos justiça para Berta Cáceres. O Estado é responsável por seu assassinato. Exigimos a proteção efetiva das defensoras e defensores dos direitos humanos em Honduras, como também dos ativistas ambientalistas e as feministas que tem sido ameaçadas.

Berta Cáceres, presente!

Sandra Romero (México) y Andrea D’Atri (Argentina)
Agrupação de mulheres Pão e Rosas – América Latina




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias