×

MANIFESTAÇÕES DE 15M | A Dialética das Manifestações

quarta-feira 8 de abril de 2015 | 00:01

1. De junho de 2013 a março de 2015

Um primeiro elemento importante para essa compreensão é a constatação de que as manifestações ocorridas em março de 2015 foram muito diferentes daquelas ocorridas em junho de 2013.

Nas manifestações de junho de 2013 havia, por certo, uma complexidade enorme de pretensões e até se pode dizer que em parte há coincidência em alguns pleitos que se renovam agora em 2015, notadamente, no aspecto da corrupção. Ocorre que aquele movimento, que teve origem como manifestação de esquerda, encabeçado pelo MPL (Movimento Passe Livre), e que se ampliou bastante em vários sentidos, como já dito, não abandonou o mote comum que foi a defesa dos direitos sociais: ensino público de qualidade, melhoria na saúde pública e gratuidade do transporte público. As manifestações de junho, além disso, serviram de estímulo a manifestações populares importantes nas periferias das cidades, à revitalização do movimento trabalhista por meio de greves que foram deflagradas até mesmo por fora da organização sindical, e a uma forte mobilização de resistência à realização da Copa do mundo de futebol no Brasil em razão do seu significado de negócio espúrio, que se valeu, inclusive, da exacerbação da exploração do trabalho e da supressão de vários preceitos constitucionais para favorecimento de alguns poucos interessados, econômica e politicamente falando.

Aos que participaram das manifestações de 15 de março de 2015, sob o fundamento único da defesa da moralidade, não se importando ou não querendo mesmo se envolver com quaisquer outros aspectos, cumpre, ao menos ter a percepção da complexidade que também este momento envolve e aos efeitos a que sua participação se presta, não se fazendo referência, pois, aos que sabem exatamente o que se passa e que pretendem, precisamente, que os efeitos em questão se produzam.

2. Movimento contra a corrupção?

A ninguém pode restar dúvida de que a corrupção é condenável. Aliás, me atreveria a dizer que a corrupção, sobretudo quando resta impune, o que, infelizmente, tornou-se regra, não é apenas um crime mas também a concausa de vários outros crimes, até os aparentemente mais distantes como pequenos furtos, que às vezes se tornam trágicos, ou mesmo “meras” brigas de trânsito, tudo por conta da sensação de desajuste que a impunidade gera.

Indignar-se contra a corrupção é, de maneira insofismável, extremamente importante.

Mas se as pessoas que estão indo às ruas contra a corrupção estão de fato preocupadas em extirpar esse mal da realidade brasileira é necessário primeiro que ajam com a necessária responsabilidade. Ora, pedir o impeachment da Presidenta da República sem que aja prova concreta de sua participação em qualquer prática de ato de corrupção é uma irresponsabilidade extremamente grave, pois que põe em risco as próprias bases democráticas. Ainda que se admita que expressar a vontade de que a Presidenta renuncie ou que seja submetida a um processo de impeachment esteja dentro dos padrões da democracia, vez que esta garantiu a liberdade de expressão e institucionalizou o processo de impeachment, a própria forma da demanda denuncia o seu real alcance. Ora, se o impeachment tem por base a corrupção, deve-se atribuir conseqüências também a todos os corruptores e aqui se refere às empresas e não apenas a seus prepostos. Da mesma forma, todos os sonegadores devem ser alvo da mesma indignação, assim como todos os políticos e Partidos que de um modo direto ou indireto estejam ligados a atos da mesma natureza.

Ou seja, sem um acerto de contas pleno com a corrupção, qualquer discurso moralizante é oportunista e serve apenas para reforçar práticas de favorecimentos, sobretudo quando se pensa em punição como efeito da ação política e não como efeito de uma prática ilícita efetivamente comprovada.

Não estou dizendo que as irregularidades descobertas estão isentas de punição antes que todas as irregularidades sejam igualmente sabidas e punidas, pois isso praticamente inibiria qualquer ação corretiva em todos os níveis da vida em sociedade. Só estou dizendo que é preciso que as punições tenham base fática sólida e que não sejam fruto de uma ação política construída a partir de falaciosas razões moralizantes, que apontam falsos inimigos e soluções ilusórias.

Além disso, a punição à corrupção não é elemento que por si altera as bases da sociedade brasileira, cabendo lembrar que no ano passado, 2014, enquanto jovens e categorias de trabalhadores lutavam contra a realização da Copa no Brasil, em razão da corrupção, dos assaltos cometidos à Constituição brasileira e da violência cometida contra os direitos dos trabalhadores, muitos dos atuais manifestantes estavam nos estádios chamando aqueles manifestantes de vândalos e antipatriotas.

3. Enfrentando os problemas do Brasil?

As pessoas que foram às ruas pedir o impeachment da Presidenta no último dia 15 de março apresentaram-se como arautos da moralidade e descobriram, todas de uma vez, que os problemas do Brasil se resumem em um nome: Dilma.

Não sou defensor do governo Dilma, muito menos nesta última edição, na qual este já se mostrou bastante contrário aos interesses da classe trabalhadora, como, aliás, foram todos os governos petistas, no âmbito federal, desde 2003. Mas daí a dizer que todos os problemas do Brasil são culpa do PT ou, mais ainda, da Presidenta Dilma, vai uma distância estratosférica.

Bom, seria preciso um livro para descrever os problemas do Brasil, que se tem construído ao longo dos tempos: uma história de troca de favores, de conchavos, de jeitinhos, de exploração, de segregação, de preconceitos, de repressão, de desigualdades... De impunidades, de sonegações, de desrespeitos.

Claro, é também uma história de muitos valores: de alegria, de descontração, de criatividade... De solidariedades, de confiança, de crenças, de esperanças e de lutas, muitas lutas.

O Brasil tem de tudo, do bom e do pior. Mas é bastante equivocado pensar o Brasil a partir dele mesmo, como se houvesse um Brasil pela própria natureza. O Brasil não é só o Brasil. É um país inserido em um mundo que reproduz, de forma praticamente hegemônica, a lógica do modelo de produção capitalista, que se caracteriza pela transformação das pessoas em proprietárias, uns dos meios de produção e outros (em quantidade muito maior) de “força de trabalho”, sendo que a “troca” dessas mercadorias serve à valorização do capital, num círculo que se completa com o consumo e favorece a acumulação do capital. O capitalismo, portanto, é antes de tudo uma relação social, que desconsidera as pessoas enquanto seres humanos, sendo vistas apenas ou como proprietárias ou como consumidoras, mantendo, claro, abertas as portas da esperança de que um dia a “vida vai melhorar” como resultado do esforço próprio, que, claro, começa com o sacrifício da venda da força de trabalho (que não raro não sai disso até que se dá “graças a Deus” por ainda se poder fazer isso vez que tantos outros sequer conseguem fazê-lo, em razão do eterno fantasma do desemprego). Os Estados – e suas ordens jurídicas – se institucionalizam para estimular essas trocas que não ocorrem apenas no âmbito interno, mas também internacionalmente. As correlações entre os Estados tendem a atender interesses de grandes corporações que são cada vez mais poderosas, no sentido mesmo de impor aos Estados (países) a concessão de “favores” tributários e reduções trabalhistas, interferindo na política interna, valendo-se (quando não criando) de todos os desajustes institucionais que forem encontrando pelo caminho.

O que se tem, portanto, internacionalmente, são países periféricos cumprindo uma pauta política e econômica que favorece aos interesses econômicos daqueles países que detêm poder (e assim a Suécia mantém seu “belo exemplo” do capitalismo que deu certo). E, internamente, uma sociedade de pessoas que se interligam apenas como agentes de trocas e que se identificam mais com as mercadorias que possuem do que consigo mesmas ou com outros que poderiam ser considerados seus semelhantes. Uma sociedade individualista, de pessoas pretensamente empreendedoras, em busca de dinheiro, fama, sucesso e luxo, ainda que, em dado momento, ainda estejam no estágio probatório. Ou seja, uma sociedade da “aparência”, na qual as instituições criadas exatamente para tentativa de correção dos males do capitalismo (vide, por exemplo, os Direitos Humanos) valem apenas como anteparos esporádicos.

Claro, é também uma sociedade bastante desigual econômica e culturalmente falando, repercutindo nas enormes diferenças de oportunidades, que não raro desembocam em criminalidade. E aí se processa um espetáculo interessante, pois as pessoas vítimas de crimes, que muitas vezes são brutais, só então se percebem como tais, mas não no sentido de vítimas de um sistema que desiguala pessoas, mas de um Estado que não cuida da “segurança pública”, como se prender metade da população e diminuir a maioridade penal fossem as soluções dos problemas do capitalismo, ou como se a “pacificação” social fosse o resultado concreto de uma “força policial tática”. Não percebem, ainda, que a criminalidade também é fruto da própria degradação humana imposta pela coisificação que se verifica em todos estratos econômicos da sociedade.

Não percebem, por fim, porque não querem, a violência cotidiana da qual são vítimas as pessoas que não têm condições materiais de sobrevivência, quase sempre tratadas como criminosos em potencial, como eternos “suspeitos”, mesmo quando estejam sofrendo em trens, metrôs, hospitais e trabalhos subumanos.

4. A fragilidade do discurso

Diante desse quadro, apresentado de forma bastante resumida, no qual teria que se dar destaque às diversas formas de exploração do trabalho, que são, na essência, degradantes, mesmo que o ambiente de trabalho seja maravilhoso, dadas as estratégias de gestão que tentam tirar do trabalhador cada vez mais força de trabalho sem que lhe permita perceber isso, restam bastante simplórios e porque não dizer totalmente descolados da realidade, servindo, aliás, para reforçar a lógica das aparências, os “gritos” de ordem expressos nas manifestações de 15 de março.

No geral, as reivindicações foram:

a) Moralistas. O maior grito que se expressou foi contra a corrupção, com a preconização de um efeito imediato, “Fora Dilma”. Mas os manifestantes desfilaram, orgulhosamente, juntos com sonegadores e até contraventores, para não falar daqueles que poderiam ser considerados, aos olhos dos moralistas, adeptos de práticas ofensivas à tradição da “família brasileira”. Além disso, o moralismo defendido foi parcial e seletivo, pois nenhuma indignação se expressou contra a atitude conivente do mesmo Estado frente às empresas que sonegam tributos e que desrespeitam, reiteradamente, a legislação trabalhista.

b) Nacionalistas. Algumas falas expressaram sentimentos nacionalistas: “vim defender a minha pátria”; “mostrar que tenho orgulho de ser brasileiro” (“sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”) ou “verás que um filho teu não foge à luta”. Mas como assim orgulho de um país que teve quatrocentos anos de convivência com a escravidão, que ainda preserva lógicas racistas, que expressa valores machistas, que é extremamente desigual, que ainda convive com trabalho em condições análogas às de escravos nos campos e nas cidades, que ainda não conferiu direitos às empregadas domésticas, que não garante o respeito à Constituição e aos Direitos Humanos, que sucateou o ensino público, que privatizou a saúde pública etc etc etc?

c) Anticomunistas. Como já uma tradição brasileira, que alimentou duas ditaduras, em manifestações em “defesa da ordem” há sempre o grito que expressa um medo do “comunismo”, mesmo sem se saber do que, de fato, se está falando. Essas falas novamente estiveram presentes: “O Brasil não vai virar uma Cuba”; “Vai prá Cuba”; e até “Chega de doutrinação marxista. Chega de Paulo Freire”... São falas que além de ignorantes quanto ao seu conteúdo servem apenas para provocar medos do desconhecido, abrindo a porta para o incremento de práticas reacionárias, ou seja, que preservam o estado de coisas em conformidade com os interesses daqueles que já se encontram bem situados na sociedade de classes.

d) Retóricas. Muitos foram os “gritos” meramente retóricos, tais como: “É o povo nas ruas de novo”; “A manifestação do dia 13 é de vagabundo e a do dia 15 de trabalhador”; e “Queremos mudança”. De fato, não era o povo nas ruas e sim pessoas das classes e camadas médias, no caso seus setores mais conservadores e mais altos, que, em verdade, não almejam mudanças concretas nos arranjos sociais. E não se diga que havia também algumas pessoas pobres, pois quando se fala em “classe” o que tem em mira é um sentimento, é a expressão de valores que caracterizam determinados interesses. Os interesses expressos eram, no geral, das classes médias altas e não os interesses populares, os que dependem de políticas públicas e até assistenciais para sobreviver.

e) Neoliberais. Bem ao contrário do que se ouviu em junho de 2013, em março de 2015 as falas foram de afirmação da lógica neoliberal, no sentido de negar o assistencialismo de Estado ou mesmo da participação do Estado na economia.

Expressaram-se, então, as frases: “Menos Estado, menos impostos” e o “ O PT quebrou o Brasil”, como se algum país capitalista do mundo pudesse abrir mão das bases de sustentação do modelo que se tornaram necessárias após as guerras mundiais.

f) Tresloucadas e golpistas. Claro, nas manifestações de toda espécie há sempre os tresloucados, como alguém que aproveitou para pedir “Fora Valdívia”, mas não é em qualquer ato político que se verá manifestações que flertam com a ditadura, como se viu em de 15 de março: “A PM é nossa amiga”; “Fora Supremo, Fora Dilma. Queremos só Ministério Público e Polícia Federal”; “SOS Forças Armadas – Reforma Política só as Forças Armadas podem fazer”...

Como se vê, o conteúdo dos “gritos” é bastante revelador da ausência de um sentimento verdadeiramente comprometido com algum projeto POPULAR, refletindo, no geral, apenas uma insatisfação parcial, com ares de preservação do “status quo”, vez que nenhum problema real da desigualdade social brasileira foi sequer aventado.

Aliás, a lógica da desigualdade acabou sendo reafirmada.

E depois desse “show de horrores” alguns ainda tiveram a coragem de expressar: “Fizemos a nossa parte”, como se o compromisso com os valores expressos se limitasse a pedir a punição de uma pessoa e que se nada for feito já não é mais culpa dos que se manifestaram.

5. Movimento consciente ou massa de manobra?

As pessoas que saíram às ruas em 15 de março no geral se dizem orgulhosos de sua consciência, mas talvez seja oportuno que façam algumas reflexões, para enxergarem o quanto foi distinto o tratamento dado pelas forças do Estado aos movimentos de junho de 2013 e a este de março de 2015.

E será muito pouco esclarecedor buscar a explicação no fato de que na manifestação de 15 de março não havia “Black blocs”, tratando-se de um “movimento pacífico”.

Ora, a manifestação do dia 15 de março foi “chamada” por boa parte da grande imprensa, tendo sido até mesmo apontada, em um desses veículos, como “programa” para o final de semana.

A Polícia Militar se preparou para “receber” os manifestantes, de forma a impedir que qualquer distúrbio atrapalhasse a manifestação.

Em São Paulo, uma partida de futebol teve seu horário alterado para viabilizar que algumas pessoas tivessem a oportunidade de participar dos dois “eventos”.

Para facilitar o acesso à Av. Paulista, o Metrô abriu as catracas, ou seja, permitiu que se viajasse gratuitamente, sob o argumento, até verdadeiro, de que as pessoas que estavam indo para a Av. Paulista não sabiam como funcionava o metrô e por conta da quantidade de pessoas nos trens. Mas, quando os metroviários fizeram greve em 2014 e reivindicaram a possibilidade de abrirem a catraca para não prejudicar a população, sendo que, para tanto, fariam greve trabalhando, o mesmo Metrô disse que não poderia aceitar por questões de impedimento jurídico. Além disso, um enorme número de pessoas frequenta o metrô diariamente e em condições muitas vezes subumanas.

A Polícia Militar, aliás, durante todo o dia incentivou o comparecimento de pessoas na manifestação, informando número de participantes bem superior ao que de fato havia. Polícia Militar que, cumpre reparar, age de forma muito diferente quando se trata de “suspeitos” negros ou em “diligências” em favelas.

O próprio governador Geraldo Alckmin, em seu twitter, referiu-se elogiosamente à manifestação: “Hoje foi mais um dia inesquecível para a história democrática brasileira” (15/03/15 às 19h34).

Por fim, vale verificar o quanto o argumento da moralidade tem poupado as corporações empresariais, que até chegam a ser tratadas por parte da grande mídia como vítimas do governo e o quanto delatores, que só resolveram falar depois que foram pegos, são transformados em quase heróis nacionais.

6. Ascensão da direita

O fato é que no geral havia um sentimento reacionário na manifestação de março de 2015, ainda que seu mote fosse: “queremos mudança”. Ocorre que a mudança em termos de moralização da política, bastante pertinente, cabe sempre frisar, não correspondia e não corresponde, no geral, a uma consciência em torno das mudanças sociais necessárias para elevação da condição econômica de todos, na perspectiva ao menos de uma condição digna de vida. O que se almejou, em concreto, foi a preservação das bases do modelo de sociedade que lhes conferiu, historicamente, uma posição social privilegiada e que se vê em risco diante do anúncio da crise econômica.

Não houve, assim, uma ascensão da direita, considerando-se esta um sentimento de manutenção da ordem que privilegia determinada classe social, mas a mera manifestação explícita da sua existência.

Cumpre não desprezar, de todo modo, o fator político local no qual um pretenso governo de esquerda chegou ao poder e procurou se manter no poder mediante a chantagem do medo, seqüestrando, assim, movimentos sociais e trabalhistas, ao mesmo tempo em que aprisionou o sentido radical e imanente da esquerda. Quando o argumento moralizador do governo foi desmascarado, a esquerda, no geral, comprometida com a lógica do mal menor, não foi capaz de se posicionar criticamente, abrindo espaço para que a defesa da ética fosse apropriada por porta-vozes do sentimento de direita. Tiveram, assim, a oportunidade de tornar os argumentos de direita mais sedutores, apoiados na retórica da busca da verdade, mesmo que, de fato, não tivessem qualquer preocupação de imanência, limitando-se a desvelar as artimanhas políticas do PT.

7. Isso muda o mundo?

Que fique muito claro: os argumentos de direita não pretendem mudar o mundo, procurando, por sua própria essência, manter a realidade tal qual se encontra ou, no máximo, alterar algumas poucas coisas para que tudo continue exatamente como está, já que partem da crença de que outro mundo não é possível; que a desigualdade é fruto da diversidade de competências; que a sorte de cada um depende exclusivamente de suas habilidades individuais.

As manifestações de março de 2015 não propuseram, conforme se depreende dos próprios conteúdos explicitados, mudar o Brasil, e sim superar um desajuste na estrutura de poder, para que as coisas continuem como sempre foram, partindo-se de um pressuposto completamente indemonstrável de que tudo, antes do PT, estava na mais perfeita ordem.

O que talvez uma parte das pessoas da classe social historicamente favorecida pelo sistema que foi às ruas pelo continuísmo não perceba (e aqui não falo, por óbvio, daqueles que possuem inspiração fascista) é que muitos dos problemas econômicos que vislumbram são, de fato, decorrentes de mais uma crise do capitalismo em âmbito mundial, que, de todo modo, se reforça pela adoção de políticas neoliberais, acatadas pelos governos brasileiros desde 1990 (com Collor de Mello), e cujos valores, aliás, paradoxalmente, se viram presentes em muitas das reivindicações apresentadas na manifestação do último dia 15 de março.

A grande ilusão dessas pessoas é a de acreditarem que os problemas do capitalismo, que se trata, presentemente, de um modo de ser mundial, não são endêmicos dele próprio, mas decorrentes de fatores externos, como a má gestão administrativa de governos que não cuidam do “déficit” público, como se o Estado não fosse um aparelho necessário à preservação desse modelo de sociedade e como se a crise fosse evitável por práticas administrativas de um governo setorialmente idealizado.

Esse modo de subverter a realidade, que é, ademais, a mesma tática utilizada para justificar os atos de corrupção, só serve para aprofundar a crise, que deixa de ser apenas econômica, para ser também moral, no sentido da desumanização. Se ninguém agüenta, e não deve mesmo suportar, argumentos fugidios para justificar a imoralidade, como o de que “sempre foi assim neste país”, deveria arrepiar a consciência de todos a falácia midiática de que o Brasil está em crise porque o governo do PT quis transformar o Brasil em Cuba, seja lá o que se queira dizer com isso.

Do mesmo modo, as “consciências espertas”, que não se deixam enganar, deveriam prioritariamente se indignar diante das situações que já se institucionalizaram entre nós no que se refere à prática do “se dar bem” enganando o outro, que não é, como se tenta fazer acreditar, um problema da cultura nacional, mas da própria lógica da convivência humana pautada pelo dinheiro e pela posição social. Se são graves os casos de corrupção na Petrobras e quaisquer outros, também em nível estadual, não é possível desconsiderar que, de fato, estamos envoltos em um mercado cuja lógica é a exploração do trabalho, que se completa com exploração do consumidor, que não raro é o próprio trabalhador. Quem já não passou por uma experiência de consumo desastrosa, que desembocaram no ato insano de ter que falar horas ao telefone com um trabalhador terceirizado, que só emite respostas padrão, com o objetivo claro de fazer com que o consumidor desista da reclamação? Quem já não se viu com problemas de cobranças indevidas em cartões de crédito, em contas de telefone, em empréstimos bancários ou com coberturas a menor de planos de saúde? E por aí vai...

Basta ligar a televisão, ou ler os jornais e revistas, que o batalhão de publicidades estará lá para incutir na cabeça das pessoas que felicidade “é uma calça velha azul e desbotada”, mas da marca “x”, que o mérito se mede pelo tamanho do “carrão”, mas, claro, você será mais feliz ainda se poder se dar ao luxo de deixar o carro na garagem e ir de bicicleta, afinal “isso muda o mundo” e se não mudar não é culpa do sistema porque há coisas que “não tem preço”, ou “que o dinheiro não compra”, sendo que para “todas as outras” há sempre um cartãozinho que dá um jeito.

A felicidade por meio da aquisição de coisas torna o ser humano cada vez mais desimportante. O problema de um sistema que obriga o homem a se valorizar por intermédio da aquisição de coisas está na contradição destacada por Marx de que “quanto mais objetos o trabalhador produz tanto menos pode possuir e tanto mais fica dominado pelo seu produto, o capital” .

De fato, a lógica econômica da convivência social não gera felicidade, promovendo, no máximo, prazeres momentâneos permeados por uma insatisfação constante, pois o que se consome deixa de existir com aquela qualidade logo que é consumido ou utilizado.

Não se atinge mesmo qualquer estágio de compreensão da condição humana pela compra de um carro, por exemplo, pois em pouco tempo o modelo do carro muda, sendo que ânsia de fazer a roda do consumo girar já tem feito com que os carros do ano se apresentem no meio do ano anterior. E o que muda? Nada. É só uma fórmula fácil para se aproveitar da fragilidade humana, ainda mais quando os seres humanos são postos em constante concorrência e não se percebem girando em uma roda da vida em que tudo fazem apenas para “adquirirem coisas que não precisam, para impressionar pessoas com as quais não se preocupam”.

Por fim, uma dica importante de Ariano Suassuna: “Quem, na sua visão do social, coloca a ênfase na justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia e no lucro, é de direita”.

8. As culpas do PT

Todas essas observações tornam o movimento de 15 de março completamente desprovido de sentido? Fazem com que todos os participantes do movimento sejam golpistas ou direitistas? Fazem com que os governos petistas não tenham culpa de nada, sendo, em verdade, vítima de uma trama da oposição?

As respostas a essas indagações são, necessariamente, um sonoro NÃO, pois a corrupção é um dado concreto e os casos envolvendo desvios de dinheiro público pelo ralo da Petrobras tornam legítimos tanto a indignação quanto o pleito por punições, que não pode, entretanto, como dito acima, ser um requerimento parcial e deslocado da materialidade cotidiana.

Ao PT cumpre perceber que possui muita culpa na situação atual que, inclusive, reforça as retóricas da direita, uma vez que se apresentou como um governo que moralizaria a Administração pública do país, mas que acabou reproduzindo a mesma lógica, mesmo no que se refere à concepção neoliberal que acabou influenciando sua postura com relação aos servidores públicos, no sentido de lhes negar o direito de greve, e no que tange ao recurso à terceirização. O acatamento dessa lógica, ademais, gerou acomodação frente à retração de direitos trabalhistas, ainda que o compromisso inicial do Partido fosse o da ampliação desses direitos.

O que se viu foram governos muito mais preocupados com a preservação do poder do que com a instituição de um projeto de Estado ou de um tipo específico de sociedade, tornando praxe em suas relações a mentira, as dissimulações, as pressões, os linchamentos pessoais dos “inimigos” e as represálias...

O PT ruiu moral e ideologicamente e é por demais importante que a esquerda brasileira reconheça isso de uma vez, para que os argumentos da moralidade, que embora possam ser desprovidos de uma materialidade imanente, mas que não são de modo algum desimportantes, apropriados pela direita, não continuem quebrando a tradição histórica da esquerda de apontar as dissimulações da exploração da força de trabalho.

É importante, ademais, que o próprio PT, se em algum dia foi um partido de esquerda, tenha a honradez de sofrer sozinho as conseqüências de seus desmandos, não querendo levar consigo, em conversa de afogado, a esquerda brasileira, os movimentos sociais e as mobilizações sindicais, que, paradoxalmente, impulsionados pelas manifestações de junho de 2013, encontram-se em franca ascensão.

O Manifesto do PT, recentemente publicado, é uma tentativa desesperada de auto-salvação, que chega a se constituir um autêntico escárnio à consciência ao buscar criar a fantasia de que as manifestações de março de 2015 instauraram uma luta da direita contra os avanços sociais promovidos pelo PT, que estaria, assim, sendo atacado não pelos seus defeitos, mas pelos seus méritos. Reproduzindo uma lógica já tradicional, o PT se declara de esquerda e transforma todos que são contrários à salvaguarda do Partido em inimigos ou em membros da direita golpista.

De todo modo, o conteúdo do Manifesto pode ter o benefício de deixar o PT mais uma vez de frente com uma realidade, que poderá rapidamente confrontá-lo, na medida em que se posiciona como gerenciador de “uma plataforma de mudanças, que tenha no cerne a ampliação dos direitos dos trabalhadores, da reforma política, da democratização da mídia e da reforma tributária”, e bem se sabe que nada fez neste sentido e pouca indicação se tem de que o fará, sobretudo, no que tange à “ampliação dos direitos dos trabalhadores”.

A votação do projeto de lei n. 4.330/04, que propõe a ampliação da terceirização, que está prevista para ocorrer no Congresso Nacional no próximo dia 07 de abril, pode até ser utilizada como uma forma do PT tentar demonstrar que efetivamente pretende mudar o rumo de sua história frente aos direitos trabalhistas. Mas se barrar o PL 4.330/04 é muito importante, não é o bastante. Para uma reversão dessa história exige-se muito mais. Requer-se, no mínimo, o fim da terceirização, notadamente no setor público; a ratificação da Convenção 158 da OIT, que garante aos trabalhadores a proteção contra a dispensa arbitrária; e o respeito ao direito constitucional de greve para todas as categorias de trabalhadores, abrangendo as empregadas domésticas, angariadas com a igualdade plena de direitos.

9. Conseqüências das manifestações

Sair pelas ruas em ato político não é, bem ao contrário do que muitos imaginam, mera diversão de final de semana. Há, certamente, consequências e estas vão bem além do fato de se alcançar, ou não, o objetivo buscado, que, no caso da manifestação de março de 2015, foi a abertura de impeachment contra a Presidenta Dilma ou forçar a sua renúncia.

Como dito, a manifestação de 15 de março foi bem além disso e representou o orgulho de explicitar valores de uma classe social específica, permitindo, ao mesmo tempo, o reconhecimento da existência da sociedade de classes, que tantos, durante tanto tempo, procuraram escamotear.

Talvez se tente, mais uma vez, negar isso, mas a prova não tardará a aparecer, pois o que se anuncia na dinâmica política instaurada é que essas manifestações serão utilizadas para fragilizar o governo e impor-lhe o sacrifício eleitoral do patrocínio de mudanças econômicas tendentes a favorecer interesses do capital, com promoção de um autêntico massacre da classe trabalhadora.

Assim, as manifestações com esse conteúdo de direita tendem a servir como instrumento para gerar maiores sacrifícios aos direitos trabalhistas, sendo que a percepção dessa situação pode acabar estimulando a reconstituição da consciência de classe por parte dos trabalhadores.

A conciliação entre o governo e o capital pode também implicar em perda de interesse da grande mídia nas manifestações, possibilitando a percepção do quando o mero argumento da moralidade é, ao mesmo tempo, frívolo, festeiro e perigoso, servindo aos mais variados propósitos, que, em geral, não se revelam.

Aos trabalhadores, integrados a uma materialidade precisa, vez que correm o sério risco de verem atingidos os seus direitos – como, aliás, já vem ocorrendo com o advento das Medidas Provisórias ns. 664 e 665 e com a possibilidade de aprovação do PL 4.330/04 – as manifestações dos autodenominados “coxinhas” constitui ao menos uma oportunidade para que percebam, com maior clareza ainda, como se articulam os interesses da classe dominante e para que reafirmem a relevância em torno da sua ação coletiva enquanto classe.

Assim, como resultado dialético das manifestações de março pode ser que, na sequência e de forma antagônica, se vejam nas ruas, para reivindicações bastante concretas, em ação conjunta e de forma articulada com movimentos sociais: empregadas domésticas, faxineiros, garis, vigilantes, professores, metalúrgicos, metroviários, rodoviários, secretárias, bancários, eletricitários, portuários, servidores públicos, enfermeiras, trabalhadores rurais, e até, quem sabe, policiais...

E como o conceito de classe é muito mais político que econômico, sendo, portanto, um espaço de disputa na consciência humana, pode até ser que muitos daqueles que estão agora nas ruas, expressando apenas um sentimento “puro” de revolta contra a improbidade, e que querem, com verdade, a construção de uma sociedade melhor, quem sabe, tendo a percepção da dinâmica reacionária e falseada que envolveu as manifestações de março, percebam-se como integrantes da classe trabalhadora e se integrem à luta por direitos sociais, pela eliminação das diversas formas de opressão, o que conduz inexoravelmente, quando se parte de um pressuposto real de justiça social, à compreensão da necessidade de superação da sociedade de classes como resultado da promoção da igualdade real.

A dialética das manifestações está em curso. As palavras estão sendo ditas e registradas. Os atos estão ocorrendo. Compromissos estão se integrando a um processo histórico aberto, do qual resta apenas uma certeza: o porvir não está prescrito.

Então, vamos em frente!

São Paulo, 05 de abril de 2015.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias