×

DOSSIÊ TROTSKI - 76 ANOS | A 76 anos do assassinato de Trotski

Frente ao 76º Aniversário do assassinato de León Trotski, o Esquerda Diário tem publicado ao longo desta última semana e segue publicando textos de um dossiê especial sobre a vida e a obra do grande líder revolucionário.

domingo 21 de agosto de 2016 | Edição do dia

Diante do 76º aniversário do assassinato de Leon Trotski pelas mãos do stalinismo, trabalhadores, estudantes, intelectuais de esquerda e leitores do diário analisam e refletem sobre seus livros, escritos e artigos que compõem uma obra vasta e abrangente. O Esquerda Diário tem publicado ao longo desta última semana e segue publicando textos de um dossiê especial sobre a vida e a obra do grande líder revolucionário, que juntamente com Lenin, liderou a Revolução Russa e construiu o primeiro estado operário na história. Que dirigiu o Exército Vermelho no qual lutaram catorze exércitos na guerra civil, organizou a oposição à burocracia stalinista na União Soviética e em todo o mundo, desenvolveu a teoria da revolução permanente, exortou o triunfo da guerra civil espanhola e fundou a Quarta Internacional antes da catástrofe da Segunda Guerra Mundial, como parte de seu legado.

Refletir sobre a obra de Trotski nos dias atuais significa refletir sobre como podemos avançar a consciência de centenas de milhares de jovens e trabalhadores para acabar com esse sistema de opressão e exploração. Queremos com esse dossiê apresentar diversas contribuições sobre Trotski e um pouco de suas análises e temas abordados.

Textos que compõem o dossiê

Postais da vida de Trotski

Organizador coletivo contra a guerra imperialista: o periódico ‘Nashe Slovo’ de Trotsky

Marxista revolucionário e seu legado político são objeto de divulgação e debate na Paraíba

Trotski e a luta contra o fascismo

A luta pela revolução no neoliberalismo

O general Dmitri e o “eterno revolucionário” Trotski

O trem blindado do camarada Trotsky

Porque o estudo de Trotski pode ajudar a pensar a crise econômica hoje




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias