×

Manifestações 9J | 9J: Todos às ruas contra Bolsonaro, militares, MBL, os cortes e por Justiça por Genivaldo

Hoje, em diversas cidades pelo país, ocorrerão manifestações contra a PEC 206 das mensalidades públicas e os cortes na educação e na ciência, de Bolsonaro, militares, centrão e MBL. Todos às ruas contra a PEC e os cortes e para arrancar na luta Justiça por Genivaldo!

quinta-feira 9 de junho | Edição do dia

Os militares apresentaram um projeto de Estado em que propunham cobrança no SUS e de mensalidade nas universidades públicas. Para não ficar para trás, Kim Kataguiri, do União e do MBL que ataca o direito às cotas raciais, junto ao Centrão, correram para apressar o andamento da PEC 206, justamente recolocando em pauta o pagamento de mensalidade. Um ataque brutal que pode ser retomado a qualquer momento, mesmo depois de acordos entre os parlamentares para retirar de pauta provisoriamente da CCJ da Câmara, defendido por Bolsonaro e a corja da extrema-direita.

Esse ataque não veio sozinho e, na realidade, abre espaço para o corte de 14% na educação e na ciência do governo Bolsonaro e do Congresso. É um corte nacionalmente bilionário e milionário para cada universidade e instituto federais no país, que estudantes e trabalhadores, unificados com o conjunto dos setores oprimidos, também no combate à inflação imposta pela crise capitalista, podem combater.

Veja também: Contra os ataques de Bolsonaro e do Centrão: por universidades à serviço da classe trabalhadora e do povo pobre!

Exemplos de disposição de luta são demonstrados pela classe trabalhadora, em forma de greves salariais e contra demissões, pelo país. Os trabalhadores técnico-administrativos da UFMG, que hoje estão paralisados junto a estudantes e professores neste dia de luta.

Se nossas forças forem unificadas, com um caráter político contra Bolsonaro, centrão, militares, MBL e os ataques, elas podem impor uma derrota a esses setores. Por isso também é essencial que se fortaleça esse dia 9 de Junho com a luta por Justiça por Genivaldo, para impormos que não aceitamos nenhum ataque, nenhum assassinato brutal da polícia, como aconteceu na chacina da Vila Cruzeiro, e por um plano de emergência contra as enchentes em Pernambuco e Alagoas, que são de responsabilidade de Bolsonaro e dos governos do PSB.

Veja também: Por atos nacionais no 9J contra os ataques à educação, por justiça para Genivaldo e um plano de emergência em PE e AL

Vale lembrar que o mesmo PSB que faz um descaso em Pernambuco e Alagoas é o PSB de Alckmin, que não teve vergonha na cara de levantar uma plaquinha escrito "Justiça por Genivaldo", como se não tivesse sido o governador chefe da polícia que massacrou Pinheirinho e Paraisópolis. Nesse sentido, na nossa luta também não pode caber conciliação com a direita, como faz Lula e PT com Alckmin, e que também fortaleceram as forças armadas e apoiaram a criação das UPPs no Rio de Janeiro nos seus anos de governo.

Por isso, é necessário que a União Nacional dos Estudantes (UNE), dirigida majoritariamente pelo PCdoB e pelo PT, convoquem assembleias para eleger representantes para conformar um comando nacional e não paremos só no dia 9, mas que ditemos os rumos da nossa luta. Assim como a CUT e a CTB, centrais sindicais dirigidas pelo PT e pelo PCdoB, organizem a luta em cada local de trabalho, para unificar com os estudantes contra as reformas e privatizações.

Veja também: Giovana Pozzi: Precisamos de um comando nacional de delegados eleitos por assembleia de base contra os cortes na educação!

Confira os horários das manifestações e blocos da Faísca Revolucionária:

Às ruas neste 9 de Junho contra Bolsonaro, militares, centrão, MBL, a PEC 206 e os cortes, por Justiça por Genivaldo e um plano de emergência contra as enchentes em PE e AL!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias