×

AMAZONAS | FALTA DE OXIGÊNIO | 7 pessoas morreram sem oxigênio em Coari (AM) fruto do descaso dos governos

terça-feira 19 de janeiro | Edição do dia

A situação drástica vivida pela população do estado do Amazonas, com o descaso do governo de Wilson Miranda, do PSC, deixando que pessoas morram sem oxigênio em Manaus, atinge também cidades do interior do estado.

Em Coari, cidade a 450 km da capital Manaus, 7 pessoas morreram por falta de oxigênio no Hospital Regional da Cidade. Segundo a nota, a cidade de Coari deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio na segunda-feira (18), enviados pela Secretaria de Saúde do Estado, mas a aeronave que os levaria acabou indo para outra cidade do Amazonas, e Coari ficou sem abastecimento de oxigênio. Também segundo a nota, a Secretaria de Saúde mantém retidos 200 cilindros de oxigênio que pertencem ao Hospital Regional da cidade.

Pode interessar: Trabalhadores da aviação poderiam garantir a logística de vacinas e oxigênio para Manaus

A prefeitura de Coari acusa o governo estadual de ter transferido os cilindros de oxigênio que seriam destinados à cidade para instalações hospitalares em Manaus. Já a Secretaria de Saúde do Amazonas alega que a prefeitura teria autonomia para com os cilindros de oxigênio, e que a ausência foi devido ao atraso do voo que faria os transportes para a cidade.

Enquanto prefeitura e governo do estado trocam farpas, a população vê seus familiares correndo o risco de depender de oxigênio para sobreviver e não tendo, e morrendo, como aconteceu com as 7 pessoas falecidas nesta semana. Mortes fruto do descaso de governantes, que não assumem as medidas necessárias para garantir a vida da população frente à pandemia.

Em Manaus a cena da irracionalidade de famílias comprando oxigênio de uma distribuidora privada tentando salvar seus familiares serve de exemplo para mostrar o nível do descaso de Wilson Miranda e de Bolsonaro, que pedem calma em meio ao caos.

É urgente o confisco de todo o oxigênio disponível no mercado, disponibilizando-o para os hospitais no Amazonas, e a reconversão da indústria para a produção de cilindros de oxigênio e respiradores. A Ford, que anunciou o fechamento de três fábricas no Brasil, deveria ser controlada pelos trabalhadores para prestar esse serviço essencial neste momento..




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias