Mundo Operário

DEMISSÕES

6 em cada 10 trabalhadores brasileiros têm receio de perder o emprego, aponta pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pelo Ipsos, a pedido do Fórum Econômico Mundial (FEM), 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros têm receio de perder o emprego nos próximos 12 meses.

terça-feira 20 de outubro| Edição do dia

O percentual está acima da média mundial, 54%, e os dados obtidos deixam o Brasil na lista dos dez países com maior proporção de trabalhadores que temem perder o emprego.

A pesquisa foi realizada com 12 mil trabalhadores em 27 países, e colocou o Brasil em nono lugar no quesito de porcentagem de pessoas com esse temor, empatado com a África do Sul.

A Rússia lidera o ranking com maior proporção de trabalhadores temerosos pelo desemprego (75%), seguida da Espanha (73%). A menor proporção foi constada na Suécia (30%) e Alemanha (26%).

Considerando o nível de preocupação, o Brasil apresentou a terceira maior proporção de trabalhadores que disseram estar muito preocupados com o desemprego (32%), ficando atrás somente da Espanha (39%) e da Rússia (33%).

Na média global, 17% dos entrevistados disseram estar muito preocupados.

No Brasil, somente 15% dos trabalhadores disseram não estar preocupados. A maior porcentagem de trabalhadores despreocupados foi observada na Suécia e Alemanha, ambos com 35%.

Com uma alta taxa de desemprego no Brasil (14%) o medo de perder o emprego aumenta, e em meio a crise econômica e sanitária que se vive hoje é necessário a luta para que não ocorram demissões, que na prática servem para que os empresários garantam seus lucros enquanto os trabalhadores perdem os meios de sobrevivência.




Tópicos relacionados

Demissões   /    Desemprego   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar