×

#MetroSP | 5 motivos para apoiar a greve dos metroviários de SP

Os metroviários e metroviárias decidiram por greve à partir de hoje (19) para enfrentar os ataques de Doria, após o Metrô de São Paulo não comparecer em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Abaixo listamos 5 motivos do porque devemos apoiar a luta dessa categoria.

quarta-feira 19 de maio de 2021 | Edição do dia

1) A postura do Metrô de São Paulo é de completa intransigência

Desde o início das negociações da campanha salarial o Metrô tem se posicionado com total intransigência. Então, se alguém é responsável pela greve dos metroviários que irá paralisar a principal capital do país, esse responsável é o Metrô de Doria, que busca apenas acabar com direitos históricos dos metroviários conquistados com muita luta.

O Metrô não paga os salários dos metroviários, mas dão bilhões aos empresários dos transportes, donos das linhas privatizadas.

Os intransigentes não são os trabalhadores, e se alguém tem que lamentar alguma postura, são os trabalhadores que devem lamentar que os metroviários que trabalharam na linha de frente durante toda a pandemia tenham seus direitos atacados.

2) A greve dos metroviários defende os direitos de todos trabalhadores

A greve da categoria se enfrenta com o ataque de Doria que não tem como alvo somente os metroviários, mas toda a população, ele quer seguir dando subsídio às linhas privatizadas e atacar o Metrô, fazendo a população sofrer com um transporte cada vez mais lotado.

3) A greve defende também o direito à vacinação de todos terceirizados do metrô e de toda a população

Os metroviários, que estão trabalhando usando um colete por “Vacina para todos”, ficaram expostos ao Covid-19 durante toda a pandemia, sujeitos a levarem o vírus para casa e contaminar suas famílias. Dos mais de 1000 metroviários contaminados, muitos perderam suas vidas, mas o Metrô de Dória prefere proteger as patentes e lucros enquanto os trabalhadores e usuários se contaminam no Metrô lotado.

Se opondo a demagogia de Doria que vai todos os dias à TV falar de vacinação, mas não garante esse direito à população. A diretora também explica no vídeo abaixo como a greve acontece também do Metrô de São Paulo, a mando de Doria nem comparecer a audiência judicial de negociação.

4) Os ataques de Dória e do Metrô atingem a qualidade dos transportes oferecidos para população

O Metrô de São Paulo foi avaliado pela população como o melhor serviço público do país, graças aos esforços da categoria para oferecer um transporte público e de qualidade. São por esses mesmos esforços que os metroviários lutam por maior contratação, visando menor superlotação do Metrô. Entretanto, na contramão dessa demanda, o governo Dória joga a crise nas costas dos trabalhadores dando continuidade ao plano de demissões da categoria.
A retirada de direitos dos metroviários vem acompanhada da precarização dos transportes públicos para a população que já está em grande parte sofrendo com a crise do país, desempregada, em postos de trabalho precários e passando fome.

5) Os ataques aos metroviários podem ser utilizados como exemplo para retirar direitos dos trabalhadores de outras categorias

É preciso fazer da luta metroviária um ponto de apoio para as lutas necessárias que a classe trabalhadora tem que travar, e não um ponto de apoio aos capitalistas que despejam a crise nas nossas costas.

A luta dos metroviários deve ser encara como um exemplo de enfrentamento aos governos negacionistas e demagógicos que ceifam milhares de vidas da classe trabalhadora.

São por esses motivos que precisamos cercar a luta dos metroviários de muita solidariedade em meio a essa dura batalha contra os ataques de Doria e por um Metrô de qualidade para a população de São Paulo. Chamamos parlamentares, sindicatos, trabalhadores e estudantes a apoiarem essa luta em defesa dos nossos interesses!

Fazemos um chamado a todes que se revoltam com esse sistema de miséria e que anseiam uma vida liberta de todo tipo de exploração e opressão para que participem da plenária nacional aberta da Faísca e do Pão e Rosas: “Abaixo os cortes! Fora Bolsonaro, Mourão e golpistas! Que os capitalistas paguem pela crise!”, neste domingo, 23/05, às 16h. Se insvreva pelo link: http://bit.ly/plenariafaisca

Veja também no instagram:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias