×

3 trabalhadores são vítimas da explosão de uma indústria no interior de São Paulo

terça-feira 9 de outubro de 2018 | Edição do dia

Explosão na Biocapital, indústria de biocombustíveis e produtos químicos, localizada na av. Industrial, próximo a rodovia Hermínio Peltrim; em Charqueada no interior de São Paulo, matou 3 trabalhadores e deixou um quarto ferido, na manhã dessa terça feira.

Segundo o corpo de bombeiros de São Pedro, que atende a região, houve explosão de um dos tanques de solvente. No local, ainda há um pequeno foco de incêndio que está sendo controlado pela equipe.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) chegou a ser acionada, por volta das 8h40 e enviou uma equipe ao local para verificar o risco de vazamento mas, ainda não há informações.

Outro caso:
Na segunda-feira (8), outro acidente mobilizou os bombeiros e a Cetesb. Um incêndio em uma marcenaria localizada na região portuária de Santos, no litoral sul de São Paulo, gerou a emissão de gases tóxicos.

Não houve vítimas mas, como era desconhecida a existência de produtos químicos no local e devido ao risco de intoxicação que eles podem causar, cerca de 70 moradores e todos os profissionais que atuaram no combate ao fogo foram encaminhados ao hospital.

De acordo com o capitão Marcos Palumbo, 23 bombeiros, oito policiais militares e cinco guardas portuários seguiram para o Hospital de Clínicas de São Paulo para exames preventivos, como era desconhecida a existência de produtos químicos no local e devido ao risco de intoxicação que eles podem causar, os profissionais que atuaram no combate ao fogo foram encaminhados ao hospital. Ainda segundo o capitão, o grupamento decidiu trazer os profissionais para a capital paulista para evitar problemas no atendimento de hospitais da baixada santista, que também precisaram oferecer atendimento a cerca de 70 moradores que foram encaminhados a Santa Casa local.

Mais tarde laudo da CETESB apontou que tratava-se de fosfina —uma fumaça tóxica gerada a partir da reação química da água em contato com fosfeto de alumínio. A reação foi causada quando a água usada para apagar o incêndio atingiu o produto armazenado de forma irregular na marcenaria.

Os vários casos de acidentes de trabalho, muitos que acabam em morte, são mais uma comprovação do descaso capitalista pela vida dos trabalhadores, e em última instância com a humanidade.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias