×

MOVIMENTO ESTUDANTIL | 3 motivos para votar na Chapa 3 para o DCE da UFMG hoje

Nesta segunda, entre 8 e 23h, vote Chapa 3 - Nosso Futuro Não se Negocia - para as eleições do DCE UFMG.

segunda-feira 22 de novembro | Edição do dia

1- Por uma campanha em unidade de todas as chapas em defesa da permanência estudantil! Por uma universidade para todes!

Propomos que as quatro chapas concorrentes nessas eleições façam juntas uma grande campanha em defesa da permanência estudantil. Partindo dessa defesa elementar e em comum com as demais chapas, nós da Chapa 3 defendemos que as bolsas de auxílio e de trabalho dentro das universidades sejam aumentadas para um salário mínimo e reajustadas automaticamente de acordo com a inflação. O Enem teve o menor número de inscritos da história e uma redução drástica na participação de autodeclarados pretos e pardos. Por uma universidade para todes, consideramos fundamental o movimento estudantil nas universidades defender o acesso direto e universal à educação sem o vestibular, com a estatização das universidades privadas para abrir mais que o triplo de vagas públicas do que existem hoje. O movimento estudantil precisa lutar por essas demandas elementares sobretudo para a juventude pobre e negra.

2- Contra o governo Bolsonaro-Mourão sem alianças com a direita, como faz o PT

No enfrentamento à extrema direita, representada pelo governo de Bolsonaro e Mourão, denunciamos que o Congresso e o STF são aliados do governo quando o assunto é o ataque aos nossos direitos, construindo o regime fruto do golpe institucional. Nesse combate, não defendemos unidades com a direita e a classe dominante, como Lula sempre fez e segue fazendo. As alianças com nossos inimigos é o que defende a Chapa 1, que tem na sua chapa o PDT (!) e é composta também pelo Levante Popular da Juventude e por PT e PCdoB. A UJS, do PCdoB, defendeu com unhas e dentes no nosso debate eleitoral a aliança com o MBL racista, e nacionalmente com essa política, na direção da União Nacional dos Estudantes e das grandes centrais sindicais CUT e CTB, desmontaram nossas lutas. Os que compõem a Chapa 4 se adaptaram fortemente a essa traição. Por isso, antes do período de campanha eleitoral, fizemos um chamado às organizações que hoje compõem a Chapa 2 para debater qual programa e estratégia é preciso para fortalecer um movimento estudantil que não se subordina a essa linha de conciliação do PT. Eles negaram, mas seguimos abertos ao diálogo.

3- Por um DCE proporcional, democrático, combativo, nas mãos dos estudantes!

Defendemos um DCE que busque romper a fragmentação e individualização que a pandemia nos submeteu e esteja nas mãos dos estudantes para nossa organização coletiva! Por isso, defendemos que nosso DCE tenha uma gestão proporcional. Isso significa que todas as chapas concorrentes nas eleições elejam o número de representantes proporcionalmente ao número de votos que recebeu, de forma que todas as posições que existem dentre os estudantes da UFMG sejam contempladas na gestão para além das eleições. As Chapas 2 e 4 estiveram juntas nas últimas gestões do DCE e hoje acusam uma à outra pela falta de democracia na entidade. Façamos, então, com que ela seja realmente democrática, com as principais decisões sendo tomadas pela maioria dos estudantes, em assembleias e espaços de auto-organização, fazendo com as diferenças existentes sejam debatidas para fortalecer o movimento estudantil e não como acontece hoje, em disputas internas.

Para saber saber mais acesse o Instagram e a Carta-Programa.

Saiba como votar

Para conseguir votar nas eleições do nosso DCE da UFMG hoje (22) você precisa responder a um formulário da UFMG até no máximo 17h. Fazendo isso você consente o uso do seu e-mail institucional para participar da votação. É bem rapidinho e assim você participa da eleição da nossa maior entidade estudantil da UFMG que é uma ferramenta dos estudantes pra cada demanda. Clique aqui

Após clicar no formulário e consentir o uso do seu e-mail institucional, você receberá na sua caixa de entrada ou no spam o link certinho da votação que vai até às 23h de hoje. Veja no vídeo abaixo como fazer a votação a partir do e-mail que receber:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias