×

Rumo ao 29M! | 29M: contra Bolsonaro e golpistas, cortes na UnB e ataques aos trabalhadores!

Vem pro bloco do Esquerda Diário, com o Pão e Rosas e a Faísca! Fora Bolsonaro, Mourão e Militares! Bora lutar juntos, estudantes e trabalhadores, contra os cortes, as reformas e privatizações! Por permanência já e vacina para todos!

quinta-feira 27 de maio de 2021 | Edição do dia

Mais de 450 mil mortos por COVID no país. Mesmo assim, Bolsonaro, Mourão e os golpistas aproveitam para nos atacar ainda mais com os cortes na educação, fora as privatizações, demissões em massa e as reformas para descarregar a crise nas costas da classe trabalhadora!

São R$ 4,2 bilhões a menos no orçamento que em 2020 para as federais, mais de 50 hospitais universitários e pesquisas em desenvolvimento de vacinas brasileiras estão ameaçados de fechar. Enquanto isso, corre solta a falação de Pazuello na CPI da Covid, um verdadeiro teatro enquanto se reduz 31% nos orçamentos da assistência estudantil em todo país. Na UnB, alunos estão sendo injustamente expulsos da assistência estudantil, já vinham recebendo marmitas estragadas na CEU - sempre com a mais ampla conivência por parte da Reitoria em passar os ajustes - e agora a UnB está sem verba de investimento, redução de 4,6% nas verbas para bolsas de pesquisa e extensão, assistência e sérias ameaças ao emprego e salário das terceirizadas.

Leia mais: Contra Bolsonaro e golpistas: que o DCE/UnB convoque assembleia pela base com voz e voto

A luta contra os cortes na educação também é uma luta contra todo esse regime de conjunto, com uma política genocida e racista de Bolsonaro, Mourão e os militares para atacar a juventude e a classe trabalhadora cada vez mais. O Congresso que aprovou a Lei Orçamentária Anual de 2021 é o mesmo que quer privatizar a Eletrobrás e os Correios; o STF e o judiciário que mantém milhões de negras e negros presos injustamente e mantém impune a chacina de Jacarezinho e o assassinato de Marielle é o mesmo que quer aprovar demissões em massa por fora de acordo coletivo; aqui no DF, são governadores como Ibaneis que privatizam a CEB, atacam os metroviários e despejam famílias no CCBB. São todas alas podres do regime do golpe institucional de 2016 realizado para aprofundar os ataques que o PT já havia fazendo, inclusive na educação.

O capitalismo e seus governos só se importam com os lucros. Não podemos ser telespectadores do teatro da CPI, a resposta não vai vir das instituições que estão junto com Bolsonaro quando o assunto é cortar direitos. Não confiamos no STF e nem no Congresso! Apenas a luta unificada entre estudantes e trabalhadores pode salvar vidas da covid, da fome e das balas da polícia, além defender a educação para toda a juventude.

O dia 29 precisa ser só o começo! Precisamos unir a luta dos estudantes e trabalhadores, exigir da UNE e da CUT que parem de dividir e chame um um plano de lutas unificado! Como falaram nossos irmãos colombianos, se o povo vai às ruas em meio a uma pandemia é porque o seu governo é mais perigoso que o vírus!

Leia mais: Contra a reforma administrativa, os trabalhadores têm que estar nas ruas no dia 29

Bora defender essas ideias junto com o Esquerda Diário, o Pão e Rosas e a Faísca?
Todes sábado dia 29 no Museu Nacional!

Unir estudantes e trabalhadores contra os cortes, reformas e privatizações.
Fora Bolsonaro, Mourão e os militares!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias