Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

#29J: Tela Trans, acervo do audiovisual trans brasileiro

Luno P.

#29J: Tela Trans, acervo do audiovisual trans brasileiro

Luno P.

Conheça o Tela Trans, acervo do audiovisual trans brasileiro elaborado a partir da pesquisa desenvolvida pelas cineastas Caia Coelho e Pethrus Tibúrcio.

O Tela Trans, criado em 2021, é uma plataforma virtual que tem por intenção construir um acervo do cinema dirigido por pessoas trans no Brasil.

Este catálogo foi elaborado a partir de pesquisa desenvolvida pelas cineastas Caia Coelho e Pethrus Tibúrcio, que têm reunido sistematicamente esta produção há pelo menos cinco anos, com a colaboração des própries realizadorus aqui mapeades.

Este portal, além de disponibilizar a maior parte destes filmes para o público em geral e especializado – curadorus, pesquisadorus, produtorus -, também apresenta os perfis profissionais das pessoas que dirigiram os projetos aqui listados a fim de apresentá-las para possíveis contratantes. Para além de mapear as realizações destas mulheres e homens trans, travestis e pessoas não binárias, o Tela Trans faz um levantamento refinado quanto às regiões geográficas, gênero cinematográfico, carreira e outras informações refinadas acerca destes filmes e pessoas a fim de criar dados importantes e inéditos sobre as condições de realização cinematográfica da população trans brasileira.

Há cinema feito por pessoas trans no Brasil. Vamos assisti-lo.

Para acessar o acervo clique aqui.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Arte]   /   [29J - Visibilidade Trans]   /   [Cinema]   /   [LGBT]

Luno P.

Professor de Teatro e estudante de História da UFRGS
Comentários