×

CORTES NA EDUCAÇÃO | 15 de maio: porque os bancários devem se unificar à luta contra os cortes na educação?

Exijamos dos nossos sindicatos em todo o país que organizem assembleias e reuniões nas agências e departamentos para discutirmos como iremos nos somar aos professores, estudantes e trabalhadores da educação em 15 de maio, dia em que está sendo chamada uma Greve Nacional da Educação.

sexta-feira 10 de maio de 2019 | Edição do dia

Lutar contra os cortes na educação deve ser parte da luta contra a Reforma da Previdência

O carro chefe dos ataques de Bolsonaro é nos fazer trabalhar até morrer com essa Reforma da Previdência e, para isso, tem buscado ofensivamente minar e sufocar os setores que podem encabeçar mais fortemente o rechaço ao seu governo e à sua sanha de abastecer os lucros capitalistas às custas das vidas dos trabalhadores e da juventude.

Não é por acaso que estamos acompanhando uma escalada de ataques à educação pública, que vão desde instalar um clima de perseguição à liberdade de ensino dos professores, até diretamente estrangular o funcionamento das escolas e universidades federais com os cortes de gastos que, em algumas instituições, já chega a quase 50%.

Com isso o governo Bolsonaro tenta nos dividir, fazendo chantagens com a educação pública para tentar nos fazer engolir sua Reforma da Previdência.

Como disse a professora Maíra Machado, do MRT: “a separação entre a luta contra a Reforma da Previdência e a luta contra os ataques à educação NÃO EXISTE: os cortes na educação são parte da política de cortar tudo e, assim, ‘provar’ que a reforma ‘é necessária’”

O rechaço ao governo Bolsonaro e a disposição que os professores já vem expressando para lutar contra a Reforma da Previdência e contra os cortes na educação precisa romper com as amarras da burocracia sindical do país (CUT e CTB principalmente) que, por sua vez, tem buscado isolar os setores mais combativos contra os ataques para, na prática, apenas melhor se localizar se a reforma passar e visando as próximas eleições. Sem nem falar da traição mais escancarada de Paulinho, pela Força Sindical, e UGT que querem negociar pontos da reforma.

A burocracia sindical quer ver a terra arrasada para tentar eleger seus candidatos daqui a 4 anos com promessas vazias de dias melhores?

Não podemos deixar os professores, estudantes e trabalhadores da educação sozinhos nessa luta que tem a ver com cada trabalhador que precisa sair de casa todos os dias para trabalhar ou procurar emprego e que não quer mais ver a cada vez maior precarização de suas condições de vida.

Mais uma vez, exijamos de nossos sindicatos que organizem em todo o país medidas para todas as categorias se somarem na luta contra os cortes na educação e a Reforma da Previdência! Que o dia 15 de maio seja um potente ensaio da classe trabalhadora para pôr em pé uma greve geral no dia 14 de junho!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias